Vacinação antirrábica: Correntina vacina mais de seis mil cães e gatos

Correntina (BA) – O município de Correntina aplicou 6.223 doses de vacina antirrábica para cães (5.630) e gatos (593) durante mais uma etapa da estratégia de vacinação contra a raiva, entre o dia 23 de agosto e 13 de setembro.

O objetivo da Vigilância Sanitária é garantir que todos os bichinhos (cães e gatos) sejam protegidos da raiva, que é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. A zoonose pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

Em Correntina, a campanha tem sido um sucesso, destaca a diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Queiroz.  “Agradecer a todos que atenderam ao nosso pedido e que entenderam a necessidade de vacinar os animais para livrá-lo da doença, da raiva, e também livrar o ser humano de ser acometido por esta doença. Muito obrigada”, afirmou a gestora da Vigilância.

E se você não conseguiu levar o seu cachorro ou gato para vacinar, a vacinação continua até o dia 30 de setembro, como explica Márcia Queiroz.

“A nossa campanha só vai ser encerrada no dia 30 deste mês. Então se você quiser levar seus animais na sede da Vigilância, a partir das 8h da manhã até as 11h30, sinta-se à vontade, pois lá nós atenderemos e vacinaremos todos os animais que vocês levarem”, ressaltou Márcia Queiroz.

Então é isso, você já ouviu aquele ditado que diz que quem ama cuida? Pois é, vacinar o animal de estimação é um ato de amor e de responsabilidade social.

A doença da raiva pode atingir seus familiares, você e os vizinhos, além do bichinho, é claro.

E depois da infecção, não tem muito o que fazer. O remédio mais eficaz é a prevenção, ou seja, a vacina.

A vacina protege o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses. A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, inclusive as fêmeas grávidas, ou que estejam amamentando.

Segundo os veterinários, em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja e nem ataque pessoas ou outros bichos.

Os sintomas da raiva no animal são:

Excitação;
Agressividade;
Medo;
Depressão;
Ansiedade e demência

A morte do animal contaminado acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos, bois, vacas, coelhos e morcegos também são transmissores da raiva.