terça-feira, novembro 12, 2019
Início A Prefeitura Brasão Oficial

Brasão Oficial

O Brasão e a Bandeira do município foram escolhidos por meio de um concurso realizado pela Prefeitura em 1977 e desde então tem sido utilizado em todas as comunicações oficiais e cerimônias do município. Mas foi somente em 9 de julho de 2012 que o simbolo foi oficializado por meio da Lei nº 917 de 2012, assinada pelo prefeito Nilson José Rodrigues.

As vencedoras do concurso é de autoria de Jacira Soares da Silva e conta com coautoria da professora e radialista Maria Alice Bezerra dos Santos. A bandeira é formada por um retângulo de 140 cm de largura por 90 cm de altura, de fundo branco e com o brasão posicionado ao centro.

O Brasão é formado por um escudo dividido em três partes, sendo duas na parte superior e uma na parte inferior. Do lado direito está posicionado a ilustração de um boi que significa a pecuária, atividade que já foi muito intensa no município e faz parte até os dias atuais está entre as principais atividades da economia local.

Do lado direito está posicionada a imagem de uma Bateia que representa que o município foi criado a partir da entrada das bandeiras que se deslocaram para Correntina em busca de ouro.

Na parte inferior apresenta uma rede de energia elétrica com três torres interligadas por uma fiação. A imagem retrata a criação da Usina Piloto, criada no município devido as quedas d’águas do rio dos rios que passam por Correntina. A energia produzida era levada para toda região e contribuiu com o desenvolvido das cidades vizinhas.

Posicionados em cada um dos lados do Brasão, estão as ilustrações do algodão, milho e cana-de-açúcar.

Na na parte de baixo do escudo ficam a data de emancipação (30/03), o nome do município (CORRENTINA) e o ano de criação do município (1938).

A Cor branca da bandeira significa a paz, felicidade, pureza, verdade, formosura, franqueza, inteligência, equidade e amizade. Já a cor azul faz alusão aos cinco rios de águas cristalinas do município, que são eles: Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio.

Lei Municipal nº 917/2012, de 9 de julho de 2012
Cria a Bandeira e o Brasão do Município