Prefeitura de Correntina realiza pulverização para combater mosquitos transmissores de arboviroses

Prefeitura de Correntina realiza pulverização pontual para combater os mosquitos transmissores de arboviroses

Correntina (BA) – A pulverização aérea pontual é uma das medidas que a Prefeitura de Correntina utiliza para combater os mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus.

Quando há suspeita ou confirmação das chamadas arboviroses urbanas, os hospitais e laboratórios notificam, imediatamente, a Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação leva a uma busca ativa dos focos nas casas, nas ruas ou nos bairros. Consequentemente, ocorre um bloqueio no ciclo do mosquito, impedindo a proliferação e a transmissão das doenças.

A ação da pulverização é realizada pelos agentes de endemias que trabalham em campo. Os trabalhos são realizados nos períodos matutino (entre 6h e 8h) e vespertino (por volta das 17h e 18h).

A partir da realização dos trabalhos de monitoramento e vigilância, foi registada uma significativa redução no ano de 2023, com apenas 74 notificações para dengue e duas para chikungunya. Com relação ao zika vírus, o município nunca registrou incidência.

A Gestão Municipal também atua no sentido de conscientizar a população sobre medidas preventivas e educacionais, que impedem a proliferação dos mosquitos transmissores. Clique aqui e saiba como colaborar!