Semana do Bebê é realizada com palestras e diversas atividades em Correntina

Correntina (BA) – Seguindo as estratégias recomendas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Educação de Correntina concluíram nesta sexta-feira (29) a Semana do Bebê 2021.

Palestras, oficinas, atividades lúdicas, distribuição de kits higiênicos formação de vínculo e estimulação do bebê fizeram parte da programação, que teve abertura na segunda-feira (25), na Praça Caboclo. As atividades fazem parte das ações para assegurar a atenção adequada à primeira infância.

A Semana do Bebê 2021 trabalhou o tema “Cuidar com amor, tratar com carinho”. O objetivo é conscientizar as mães e pais sobre a importâncias dos cuidados iniciais do bebê e garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento da criança.

A secretária de Saúde de Correntina, Maria de Lurdes Sodré, destacou a importância da Semana do Bebê. “A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pelos municípios em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e outras organizações que atuam em prol da Primeira Infância. A iniciativa mobilizou os diferentes setores: famílias, governos, setor privado e outras organizações não governamentais em direção à proteção da Primeira Infância visando a construção de uma sociedade mais desenvolvida e justa e menos violenta”, pontuou a secretária.

A secretaria de Assistência Social e Cidadania de Correntina, Fernanda Barbosa, explicou como foi a Semana do Bebê 2021.

Tivemos oficinas, entregas de kits de higiene e de natalidade, sorteio de brinquedos, exibição de vídeos sobre alimentação saudável, falamos sobre os direitos da gestante, salário-maternidade, a inclusão e o respeito ao próximo. São ações que visam o fortalecimento de vínculos das famílias e a construção de uma sociedade que proteja e garanta os direitos de todas as crianças”, detalhou a secretária.

Cleonice Caires falou sobre as atividades realizadas pela Secretaria de Educação, pasta a qual é gestora. “A Secretaria de Educação desenvolveu ações voltadas para a primeira infância. Entre elas, a oficina pintando e encantando, publicação do vídeo educativo sobre a importância da alimentação saudável nos primeiros anos de vida e a live dialogando sobre a importância da inclusão e o respeito ao próximo”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, as atividades incluíram reunião com o Instituto Padre André e a equipe da Fundação Pedro Calmon da Secretaria de Cultura da Bahia para debater a construção do projeto Memorial Padre André.

“Como parte deste projeto, iremos coletar o acervo produzido sobre Padre André nas escolas do nosso município. Nesta sexta, dia 29, participamos de uma reunião com a equipe da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e PRODEAGRO para tratar do pré-lançamento das oficinas de educação ambiental vinculadas ao projeto recuperação de nascentes. E o município está desenvolvendo ações para a realização das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas OBMEP, e as avaliações diagnósticos e formativas do programa Tempo de Aprender”, completou Cleonice Caires.

Durante toda a semana, as Unidades de Básicas de Saúde (UBS) trabalharam orientando sobre o aleitamento as gestantes sobre o aleitamento materno para que o bebê tenha uma vida saudável. A ação contou com apoio e empenho de todo os servidores da Atenção Básica.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br