Secretaria do Meio Ambiente conclui capacitação em políticas municipais

Correntina (BA) – A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Correntina concluiu um período de três semanas de capacitação online, com a participação ativa da secretária Regina de Castro e demais membros da pasta. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia(SEMA) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), teve seu ponto culminante em um evento presencial realizado em Barreiras, Bahia, com o propósito de promover o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA).

Durante o evento, os participantes trabalharam na elaboração da minuta que visa buscar recursos para projetos sustentáveis nos municípios baianos. O PEPSA tem como objetivo fundamental incentivar a conservação e preservação ambiental por meio da remuneração de serviços prestados pela natureza. A capacitação online proporcionou à equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Correntina uma oportunidade valiosa de aprimorar seus conhecimentos e alinhar estratégias para a implementação efetiva do programa no município.

A presença da secretária Regina de Castro e dos demais integrantes da pasta demonstra o comprometimento da equipe com a gestão ambiental e a busca por soluções sustentáveis. A parceria com a SEMA/INEMA fortalece a integração entre os órgãos estaduais e municipais, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de ações conjuntas em prol do meio ambiente.

A capacitação também proporcionou um espaço para a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre os participantes, contribuindo para o fortalecimento da rede de profissionais engajados na preservação ambiental. Com a minuta desenvolvida durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente de Correntina agora está preparada para buscar recursos que viabilizem a implementação de projetos sustentáveis que beneficiem a comunidade local e contribuam para a conservação dos recursos naturais.

“O evento presencial em Barreiras foi uma oportunidade enriquecedora para a equipe, não apenas do ponto de vista técnico, mas também no fortalecimento de parcerias e no alinhamento de estratégias para o enfrentamento dos desafios ambientais que a região enfrenta”, explica Regina de Castro, secretária de Meio Ambiente de Correntina.

Com a conclusão da capacitação, a expectativa é de que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Correntina esteja mais capacitada e motivada para promover práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento ambientalmente responsável do município.