Prefeitura dá início às atividades da Semana do Meio Ambiente

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), dará início no dia 26 de maio, às ações alusivas à Semana do Meio Ambiente. O tema deste ano será Meio Ambiente apresenta: “as belezas da nossa terra” . O subtema é “Correntina em arte, mobilidade e cores”.

Com uma vasta programação de ações em escolas e demais espaços públicos, a semana tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas e o Patrimônio Público. Para isso, serão realizados diversos eventos, dentre eles, um passeio ciclístico pelos bairros da cidade com a participação de estudantes e o público em geral mediante inscrição, sob a responsabilidade da Secretarias de Turismo e Cultura, pasta parceira dos eventos.

“Este ano a Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando as belezas de nossa terra. No dia 5, data dedicada ao Meio Ambiente, vamos fazer uma reflexão sobre este tema e um concurso de pinturas envolvendo as escolas e sorteios de uma bicicleta e prêmios surpresas para quem participar dos eventos. Todos estão convidados para participarem deste momento especial para nosso município”, explica a secretária de Meio Ambiente, Regina Castro.

A abertura do evento será no dia 26 de maio, às 12h, com a participação em programa de rádio convidando a população a participar das atividades, que contará com palestras nas escolas e outras atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

No segundo dia dos eventos, haverá palestras às 8h no pátio da escola municipal da comunidade Boa Vista sobre a relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida. Na oportunidade haverá também o plantio de mudas no pátio da escola e na Área de Preservação Permanente da Comunidade.

Programação da Semana do Meio Ambiente

1° DIA: 26/05 – 12h
Participação em programa de rádio – divulgação sobre a semana do meio ambiente

2° DIA: 30/05 a partir das 8h
Local: zona rural – escola municipal da comunidade de boa vista.
Público-alvo: comunidade escolar local e equipe SEMMARH.
Ações: palestra no pátio da escola sobre a relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida e o plantio de mudas no pátio da escola e na APP – Área DE Preservação Permanente da Comunidade. Haverá lanche coletivo.

3° DIA: 1°/06 – 8h
Local: Escola Municipal Idalina Avelina de Castro
Público-alvo: alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental I
Ação:
Mini-palestra sobre a importância do cuidar do meio ambiente e distribuição de mudas nativas e produtoras de água.

4° DIA: 02/06 – 8h
Local: escolas municipais Anísia S. Moreira e Edvaldo Machado Boaventura e CEC.
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio;

Ação: realização das inscrições para o Passeio Ciclístico.

DIA: 03 04/06 –  L I V R E

5° DIA 05/06 – 8h às 11h

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Local: passeio ciclístico pelas ruas da cidade – saída da Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura – Bairro São Lázaro. Seguindo o Trajeto pelos Bairros da cidade e chegada no Ranchão de Correntina. Público-alvo: equipes do governo, membros do COMDEMA, Servidores SEMMARH, Escolas da sede, todos os inscritos no projeto do passeio ciclístico e a comunidade correntinense.
Ação:  passeio Ciclístico pelos bairros da cidade com pessoas e estudantes inscritos – sob a responsabilidade das Secretarias de Turismo e Cultura; exposição de telas de artistas da terra; apresentação de pinturas em tela por alunos das escolas do município com o tema: Meio Ambiente X Belezas da nossa Terra; e sorteio dos prêmios de participação no evento.