Prefeitura conclui Plano Municipal de Turismo e envia para Câmara de Vereadores

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, concluiu, na quinta-feira (17), o Plano Municipal de Turismo. A cerimonia ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do Trade do Turismo, comerciantes e servidores da Prefeitura e da Câmara. O Plano foi construído por várias mãos e tem o objetivo de definir e orientar as ações para o turismo local, por meio de ações e metas de curto, médio e longo prazos.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Tales Souza, explica que a construção do plano envolveu pessoas comprometidas com o desenvolvimento do turismo no município.

Tales Souza, presidente do Conselho Municipal de Turismo

“O Plano Municipal de Turismo foi conduzido de foram excelentes, aonde nós podemos visitar as comunidades, visitar nossos equipamentos turísticos, que já constituintes em Correntina. Tivemos a participação de toda a população, o Trade Turístico, o comércio local, as pessoas, o poder público, todos puderam contribuir na construção deste documento que está sendo entregue e que vai transformar Correntina numa cidade com potencial turístico para agora sim uma cidade turística”.

Para a secretária de Turismo de Correntina, Lais Custódio, o turismo é fundamental para gerar emprego e renda no município.

Lais Custódio, secretária de Turismo de Correntina

“O setor do turismo tem papel fundamental na retomada econômica dos municípios e do estado como um todo. Sobretudo, o movimento da economia criativa e pela capacidade de gerar emprego em seus mais variados segmentos. A continuação das políticas públicas tem fator predominante para o fortalecimento do turismo e isso é importante para o crescimento odo município”, destacou Lais.

Marcos Almeida, que é coordenador da Turma Consultoria, empresa contratada para elaboração do plano destaca que todo trabalho contou com uma equipe qualificada.

Marcos Almeida, coordenador da Turma Consultoria

“Nós empenhamos como um todo trazendo técnicos capacitados para que isso acontecesse e fosse uma realidade”, afirmou Almeida.

Para a elaboração do Plano, foram avaliadas as necessidades locais para a implementação e o desenvolvimento de uma política pública voltada para o turismo, dada a relevância deste setor para o município. Inclusive, a comunidade participou e contribuiu com uma consulta pública específica para ajudar na elaboração do Plano.

A elaboração do plano envolveu a Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico, a empresa Contour Global, Turma Consultoria, o Conselho Municipal de Turismo e a sociedade correntinense.

Agora o documento segue para votação na Câmara de Vereadores. Depois de aprovado virará lei municipal e sua aplicação passa a ser uma exigência legal.