Prefeitura capacita professores em práticas lúdicas para educação infantil

Priorizar a educação oferecendo a excelência do serviço educacional prestado à população é um dos pilares da atual gestão. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido em melhorias que vão desde a modernização dos espaços físicos à formação dos educadores, a exemplo da capacitação em práticas lúdicas realizadas na semana passada.

Em sua segunda edição, mais de 100 professores participaram da formação em práticas lúdicas voltadas para os profissionais que atuam na educação infantil do município, realizada na Escola Municipal Dom Muniz.

Secretária de Educação de Correntina, Cleonice Caires

Segundo a secretária de Educação de Correntina, Cleonice Caires, a formação visa preparar os profissionais para um melhor domínio com o uso das técnicas e metodologias durante a preparação das aulas envolvendo as técnicas lúdicas, aplicáveis à realidade das crianças.

“É uma formação com o tema práticas lúdicas na sala de aula e faz parte das ações para garantir uma formação continuada. Temos uma parceria com a Editora Brasil e, neste momento formativo, tivemos formação com a professora Mitally Fernanda, que deixou suas contribuições, realizando momentos grandiosos para nossos profissionais”, disse Cleonice.

“Trabalhar a formação continuada de professores é o meio e o caminho mais correto de se evoluir na educação, principalmente falando da educação infantil. Vão sair daqui professores mais criativos, mais inovadores e com bastante entusiasmo”, destacou Mitally.

A coordenadora pedagógica Suzy também falou sobre as expectativas da formação. “Falar da educação infantil é falar da primeira etapa básica, que atende crianças de 4 a 5 anos. Essa formação vai permitir que os professores saiam daqui com suas práticas atualizadas”, afirmou.

“É de suma importância participar deste curso, pois o meu trabalho é todo voltado para a ludicidade. As crianças que atendo são de três anos e a gente precisa estar sempre trabalhando com a imaginação para podermos atingir, de fato, um aprendizado significativo com essas crianças. Este momento foi esperando durantes os dois anos de pandemia, e estamos agora realizando um sonho de estar aqui neste momento”, ressaltou a professora Sara.

A professora Mardênia também destacou a importância da formação e das contribuições que ela fará para o aprimoramento da educação infantil.

“Esse curso me traz muitas práticas pedagógicas para que eu possa levar para meus alunos. Por exemplo, como contar história, de que forma contar e estou encantada. Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Educação por este evento maravilhoso que vai enriquecer bastante a prática de todos os colegas”, avaliou a professora.