Secretária de Educação faz balanço do ano letivo de 2022

Correntina (BA) – A secretária de Educação de Correntina, Carolina Araújo, que substituiu Cleonice Caires em outubro de 2022, fez um balanço das principais ações desenvolvidas no ano letivo, iniciado em 7 de fevereiro do ano passado.

“Foi um ano de grandes desafios e que exigiu um novo olhar e um novo planejamento voltado para o acolhimento dos alunos e profissionais com o intuito de minimizar os prejuízos causados pela pandemia. Diante disso, o governo municipal investiu no melhoramento das estruturas das escolas, na ampliação e construção de novas unidades. Sem contar com outras unidades que ainda passarão por esta estruturação”, pontuou Carolina.

De acordo com a secretária, as comunidades escolares de Arrojelândia, Aparecida do Oeste e bairro São José foram contempladas com novas escolas, modernas e arejadas. Além dessas três novas unidades escolares, a Secretaria de Educação teve apoio da gestão municipal para realizar os reparos e reformas em diversas escolas.

Atualmente está em andamento as obras de novas escolas São Manoel e Silvânia. Além delas, estão em processo de reforma as escolas das comunidades Tatu e Boa Vista.

“O gestor municipal não investiu somente na estrutura física das escolas, como também buscou melhorias e adequação dos espaços, adquiriu novos mobiliarias para as escolas. Firmou convênio com a secretaria estadual de educação que resultou na construção da nova sede da escola municipal Maria da Conceição Neves Ramos, que já está em obras”, disse Carolina.

Assistência psicológica

Diante dos impactos provocados pela pandemia, a Secretaria de Educação conseguiu ampliar o quadro de profissionais de saúde para atuar no apoio aos alunos. Incluindo mais psicopedagogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos. Segundo a secretária, os psicólogos têm atuado tanto no atendimento individual quanto no coletivo, com a realização de oficinas socioemocionais com os alunos.

Capacitação

Além de garantir melhor estrutura, a Secretaria de Educação investiu na formação dos professores e demais servidores da Educação. Além disso, a Secretaria conseguiu que alunos do município fossem contemplados com serviços odontológicos e outros ao longo ano.

De acordo com a secretária, encontram-se em funcionamento no município 30 unidades escolares e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Conforme dados do Censo escolar 2022, a rede municipal constatou 5.838 alunos matriculados.

O município foi contemplado com mais um ônibus amarelinho do programa federal Caminho da Escola para atender os alunos do Distrito do Rosário. Com isso, o município passou a contar com 15 ônibus amarelinhos do programa federal

“O governo municipal vem cumprindo com acordo em pagar dentro de suas condições os retroativos de mudanças de níveis de professores e demais servidores. Aproveito para parabenizar os professores, equipe gestora e o quadro de servidores que compartilham saberes, conhecimentos para que a educação do município possa acontecer”, concluiu Carolina Araújo.