Praia recebe evento da Feira das Comunidades e Encontro das Escolas do Campo

Correntina (BA) – Nesta sexta-feira, 28 de julho, a comunidade de Praia sediará um evento inovador que visa fortalecer a agricultura familiar, o artesanato local e a promoção do desenvolvimento sustentável na região. A I Feira das Comunidades e o I Encontro das Escolas do Campo é organizado pela Secretarias de Educação em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O evento, que será na Escola Municipal Divino Espírito Santo, localizada no Povoado de Praia, terá início às 8h e vai reunir produtores rurais das comunidades locais em um espaço acolhedor, onde terão a oportunidade de expor e vender seus produtos da agricultura familiar. Além disso, o público poderá apreciar artesanatos únicos, utensílios produzidos a partir do extrativismo do cerrado e uma variedade de comidas típicas.

“O objetivo desse encontro é integrar as ações do Programa FORMACAMPO, que tem como missão promover a formação continuada dos Educadores do Campo e fornecer orientações aos municípios para a elaboração de documentos referenciais da Educação do Campo, como Diretrizes e Projetos Político Pedagógicos. Será um espaço dedicado à abordagem de pautas urgentes e necessárias, visando assegurar uma educação de qualidade para as populações do campo”, explica a secretária de Educação de Correntina, Carolina Araújo.

A I Feira das Comunidades é uma iniciativa que busca impulsionar a economia local, incentivando o empreendedorismo e o comércio justo. Ao promover a venda direta dos produtos, os agricultores terão uma chance de ampliar sua renda, contribuindo para o fortalecimento da comunidade e o desenvolvimento sustentável da região.

Dentro desse contexto, o I Encontro das Escolas do Campo da Rede Municipal de Correntina se integra à feira, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre estudantes e produtores rurais. A iniciativa é coordenada pela mestra Raquel da Costa Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Educação e o FORMACAMPO.

Uma das grandes conquistas desse evento é a disponibilização de transporte para os feirantes e moradores das comunidades vizinhas, possibilitando uma maior participação e engajamento na I Feira das Comunidades. Essa medida visa fortalecer o vínculo entre as comunidades e incentivar a participação ativa de todos os envolvidos no desenvolvimento local.

O evento marca o início de uma jornada promissora em Correntina, onde o potencial das comunidades rurais e a riqueza cultural local são celebrados e valorizados. A expectativa é de que esse evento seja o primeiro de muitos, impulsionando o crescimento sustentável do município e enaltecendo a diversidade e o talento de seus moradores.

Confira a programação completa

Manhã

• 08h – Inscrições para os Círculos de Diálogo
  • 08h30 – Café da manhã
  • 09h – Mesa institucional
  • 09h30min – Apresentação Cultural pelo Grupo de Reisado da comunidade, com animação musical de Roberto Carlos
  • 10h – Mesa Redonda: “Educação do Campo: Cenários e Perspectivas de Avanço”
  • Mestra Inaiara Alves Rolim (Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho/FORMACAMPO)
  • Mestra Shirley Gonçalves de Souza (Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho/FORMACAMPO)
  • 12h – Almoço (no espaço da Escola Municipal Divino Espírito Santo)

Tarde

Local: Salas de aula da Escola Municipal Divino Espírito Santo

• 13h às 16h – CÍRCULOS DE DIÁLOGO
  • 01 – Educação Infantil e Infâncias na Educação do Campo

Responsáveis:

• Mestra Marisete Alves da Silva Araújo (Presidenta do Conselho Municipal de Educação – CME)
  • Profa. Maria José Barbosa Sampaio (Coordenadora da Educação Infantil)
  • Profa. Eunice Rocha Caetano de Lima
  • 02 – Anos Iniciais na Educação do Campo

Responsáveis:

• Profa. Neilda Lacerda (Coordenadora Geral)
  • Profa. Vera Lúcia Alcântara e Silva (Coordenadora do Ensino Fundamental I)]
  • 03 – Anos Finais na Educação do Campo

Responsáveis:

• Mestra Maria de Fátima Silva da Rocha (Professora Formadora)
  • Prof. Luciano Saraiva da Silva (Professor Formador)
  • 04 – Turmas Multisseriadas

Responsáveis:

• Profa. Eidiane Mendonça dos Santos (Diretora das Escolas de Pequeno Porte do Campo)
  • Prof. Fabrício Rangel de Oliveira Alcântara (Coordenador das Escolas de Pequeno Porte do Campo)
  • Profa. Clarice Santos da Silva (Diretora de Departamento de Educação e Planejamento Pedagógico)
  • 05 – Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo

Responsável:

• Profa. Joselita Neves de Moura (Diretora da Educação de Jovens e Adultos)
  • 06 – Coordenação Pedagógica e Formação das Educadoras e Educadores do Campo

Responsáveis:

• Profa. Débora Pereira da Silva (Profissional da Equipe do CEMAP)
  • Prof. Osmar de Araújo Ramos (Coordenador Pedagógico Escolar)
  • 07 – Escola e Comunidade na Gestão Democrática das Escolas do Campo

Responsáveis:

• Profa. Alessandra da Silva Rêgo Ramos (Secretária Executiva do CME)
  • Profa. Adelúcia Lima de Figueiredo (Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II)
  • 08 – Educação Especial e Inclusiva na Educação do Campo

Responsáveis:

• Profa. Zélia Nascimento de Almeida (Profissional da Equipe do CEMAP)
  • Profa. Valdete Paz da Silva (Profissional da Equipe do CEMAP)

16h – Encerramento

16h15 – Feira das Comunidades

Venda e exposição de produtos da agricultura familiar, artesanatos e utensílios produzidos a partir do extrativismo do cerrado, comidas diversas e animação musical com artistas locais.