Conferência debate melhorias nos serviços de assistência social de Correntina

Correntina (BA) – O Conselho Municipal de Assistência Social de Correntina concluiu, na sexta-feira (20), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.  Com o objetivo de propor debates e propostas para aperfeiçoamento das políticas públicas do setor, o evento teve como tema ‘Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’.

Iniciado no dia 19, o evento foi realizado de forma híbrida na Escola Anísia Silva Miranda e on-line nas redes sociais da prefeitura, e contou com participação de autoridades, usuários da assistência social, conselheiros municipais, membros da sociedade civil, representantes dos trabalhadores da área.

A conferência foi dividida em dois momentos, considerando o cenário de pandemia, a abertura on-line, contou com a presença da presidente e do conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social, Thainá Silva e Laiano, respectivamente, o   prefeito de Correntina, Maguila, secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Santos, e Cecília, representando o seguimento de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A abertura contou, ainda, com palestra magna, ministrada por Tereza Cristina Dantas, Assistente Social e Conselheira de Assistência Social da Bahia.  Na oportunidade, ela falou sobre o desenvolvimento das ações para inclusão daqueles que mais precisam. “O mais importante da conferência é a escuta, a participação no controle social. As políticas públicas de assistência social são para os usuários e com os usuários, ou seja, são os usuários que sabem o que está acontecendo. Portanto, os usuários precisam ser ouvidos”, ressaltou a representante estadual.

Foi uma oportunidade para debater, de forma coletiva, a política de Assistência Social para Correntina, como frisou Thainá Silva, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. “É um momento onde vamos conferir os serviços socioassistenciais que estão sendo ofertados em nosso município. Tanto a sociedade civil quanto o governo têm o seu lugar de fala, de voz. É um lugar onde vamos levar ideias e críticas e poder debater e levantar propostas a serem votadas no estado”.

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Correntina, Fernanda Santos, reforçou a importância de realizar a conferência. “Conferir, avaliar, direcionar e fazer propostas para o rumo da política de assistência social é de suma importância para Correntina e para todo o Brasil. O SUAS é do povo, é do povo de Correntina”, pontuou.

“Com certezas sairão sugestões brilhantes e que realmente vão chegar na lá ponta, que é onde precisam chegar. Nós temos que ter esta habilidade de entender e compreender as dificuldades das pessoas. Cada um que está participando está construído a política que precisamos neste momento difícil em que passa o país.  Portanto, é preciso rever as políticas públicas e a sociedade precisa participar e juntos construirmos o que nós esperamos”, destacou o prefeito de Correntina, Maguila, na abertura do evento.

Eixos temáticos

No segundo dia da conferência, de forma presencial, o evento foi dividido em cinco grupos de trabalho, oportunidade em que foi pautado os eixos temáticos da conferência. O primeiro, a proteção social não paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

No eixo dois, o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a socioassistenciais.

Na sequência, o controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transocioassistenciais e proteção social; e atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Como parte do papel da Assistência Social nos órgãos garantidores de direitos do cidadão, os grupos de trabalho avaliaram a oferta da política de assistências, que após debatida, foi elaborada propostas para o governo municipal, estadual e federal.

Assista a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social