IBGE abre processo seletivo para censo Demográfico em Correntina

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 1 vaga para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), 4 vagas para  Agente Censitário Supervisor (ACS) e de 25 vagas para Recenseador para a realização do Censo Demográfico 2020 em Correntina.

As inscrições vão até o dia 24/03 no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) com uma taxa que vai de 35,80 para agentes e 23,61 para recenseador. Os salários vão de 1.700 a 2.100 de acordo com o cargo escolhido, para as vagas de Recenseador o ganho é por produção, com jornada de trabalho 40 horas semanais.

A prova será objetiva para ambas as funções com duração de 4 horas,aplicada no dia 17/05 das 13 horas às 17 horasde acordo com horário de Brasília. Com um total de 60 questões o exame terá as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Quantitativo, Ética no Serviço Público, Noções de Administração/Situações Gerenciais e Conhecimentos Técnicos. As questões da prova poderão avaliar habilidades que vão além do conhecimento memorizado, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio.

O Agente Censitário Municipal acompanhará as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas. Já ACS vai conduzir os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade. Os recenseadores farão a coleta de dados.