quarta-feira, setembro 23, 2020

SERVIÇOS

Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)

Lançado em 24 de fevereiro de 2018, o Programa Esporte e Lazer da cidade (PELC) desenvolve atividades esportivas, de lazer, arte e cultura por todo o município. Correntina é um dos 78 municípios da Bahia que conseguiram aderir ao Programa Federal. Toda a dinâmica do programa envolve a organização de núcleos, considerados centro de convivência social e onde as atividades são planejadas e desenvolvidas.

As praças, as quadras, o ginásio e os campos de futebol são exemplos de espaços destinados às atividades do PELC. Em Correntina, o Programa atende mais de 300 pessoas, com programação de segunda a domingo por toda a cidade. Na lista estão a ginástica, dança, futevôlei, futsal feminino e masculino e o vólei.

INSCRIÇÃO

O PELC é destinado para crianças com idade maior que 6 anos, jovens, adultos e idosos. Para participar é preciso levar documento com foto na Diretoria de Esportes, que fica no Estádio Vadozão. A inscrição é gratuita e tem vagas para todas as atividades desenvolvidas.

Mais informações com Laiano Queiroz Pereira, profissional de Educação Física e coordenador do PELC em Correntina.

OBJETIVOS

  • Nortear ações voltadas para públicos diferenciados (conforme faixa etária, gênero, raça, etnia, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros) nos núcleos de lazer e esporte recreativo;
  • Rstimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos;
  • Estimular a implementação de metodologia participativa e democrática para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais de lazer e esporte recreativo;
  • Promover a formação inicial e estimular a formação continuada dos agentes sociais e gestores municipais de lazer e esporte recreativo;
  • Valorizar e fortalecer a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo;
  • Promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte recreativo;
  • Democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo, privilegiando as comunidades menos favorecidas.

EIXOS DO PROGRAMA

Implantação e Desenvolvimento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, com o objetivo de garantir o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte, em sua dimensão recreativa, para as diversas faixas etárias, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência.

Formação Continuada – ação educativa continuada de gestores, agentes sociais, lideranças comunitárias, pesquisadores, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública com vistas à formação e à implementação de políticas de lazer e de inclusão social e cultural.