quinta-feira, junho 4, 2020

Aspectos Demográficos

O município é constituído por uma população bastante heterogênea e com forte movimento migratório, ou seja, as pessoas se deslocam com frequência num processo de ida e volta à procura de melhores condições sociais (educação, saúde, emprego, renda …).

Segundo os dados do IBGE, (censo 2010), a população é de 31.249 habitantes, sendo 15.763 homens e 15.486 mulheres. Neste número a população urbana é de 12.611 e a população rural é de 18.645 habitantes. Um dado importante a ser observado é que aumentou a população urbana e diminuiu a rural, o que não é diferente na maioria das cidades brasileiras, onde o êxodo rural tem se tornado um grande desafio para o poder público, visto que a cada dia cresce o número de moradias inadequadas nas cidades.

Percebe-se que a diferença entre a quantidade de homens e mulheres é cerca de 277 (duzentos e setenta e sete) , sendo que a quantidade de homens é um pouco maior. Em 2000 o número de mulheres, apesar de pequeno, era superior ao dos homens, no entanto em 2010 houve uma inversão, apesar de ter aumentado a quantidade de homens e mulheres, o número de homens superou ao de mulheres, a tabela a seguir pode comprovar esses dados.