Correntina inicia digitalização da rede municipal de educação

por 16 de set de 2025Destaques, Educação, Importante, Notícias

A Prefeitura de Correntina deu início a um processo inédito de modernização: a digitalização do sistema educacional. A mudança começa pela implantação do i-Educar e do e-Diário, plataformas que substituem os antigos registros em papel. Com elas, será possível registrar frequência, justificar faltas, lançar notas e conteúdos em tempo real.

Cada estudante passará a ter um histórico escolar informatizado, atualizado automaticamente a cada matrícula. Além de reduzir a burocracia e evitar a duplicidade de registros, a iniciativa fortalece a comunicação entre escolas, coordenações e Secretaria de Educação, garantindo maior agilidade e transparência na gestão.

Para preparar a transição, a Secretaria de Educação promoveu treinamento com a equipe da coordenação pedagógica. A proposta é avançar por etapas: primeiro, coordenação e secretaria; em seguida, secretarias escolares e diretores; até chegar à sala de aula com professores e alunos.

“Não há como avançar para um mundo digitalizado com práticas e gestão analógicas. A educação deve ser a locomotiva que puxa o vagão do desenvolvimento. Hoje, Correntina dá um passo largo rumo ao futuro”, afirmou o Secretário de Educação, Clériston Mota, durante o curso.

Na prática, o novo sistema também permitirá a emissão de relatórios do Censo Escolar em formato digital, facilitando o registro e o acompanhamento de dados da rede municipal.

Segundo o consultor técnico Renilson Fonseca, representante da empresa parceira i-Educar, o desafio é grande, mas os ganhos serão maiores:

“O novo sempre causa estranhamento, mas a digitalização vai beneficiar não só professores e gestores, como também pais e alunos. A informação, que hoje pode levar até um mês para chegar, passará a estar disponível em poucos cliques.”

O cronograma prevê que a transição — do modelo analógico para o digital — terá início em 2026. A partir dessa data, a rede municipal passará a migrar gradualmente para plataformas informatizadas, até operar de forma totalmente digital. Correntina se prepara para deixar o papel para trás, ganhar eficiência na gestão educacional e modernizar seus processos de forma definitiva.

Mais notícias