Correntina e Sebrae promovem capacitação em Apicultura Sustentável para fortalecer produção de mel no município

por 7 de jul de 2025Destaques, Educação, Notícias

Grupo de aproximadamente 25 pessoas posa sorridente para foto em um salão simples com piso de cerâmica marrom e paredes claras. A maioria está em pé, com algumas pessoas agachadas à frente. Entre os presentes, homens e mulheres de diferentes idades, vestindo roupas casuais. Ao fundo, uma lousa preta e uma luminária no teto. A imagem foi tirada durante encontro de capacitação da Secretaria de Agricultura de Correntina com trabalhadores rurais e representantes da comunidade.

Fonte ASCOM – Alunos do curso de capacitação do Sebrae sobre apicultura sustentável

A Prefeitura de Correntina, em parceria com o Sebrae, realiza no próximo dia 30 de maio, das 8h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o curso “Apicultura Sustentável”, voltado a produtores da cadeia do mel e agricultores familiares interessados em diversificar suas atividades com respeito ao meio ambiente.

A iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora e também se conecta à política pública Correntina Saudável, que busca estimular o desenvolvimento rural com geração de renda, agregação de valor aos produtos locais e práticas sustentáveis no campo.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 28 de maio, na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Com foco na produção consciente, o curso abordará técnicas de manejo sustentável das abelhas, aumento da produtividade com preservação ambiental e qualificação para o mercado. A apicultura vem ganhando espaço na zona rural do município como alternativa econômica viável e ecológica.

“O curso de apicultura sustentável ajuda muito nossos produtores. Com a capacitação, eles aprendem a cuidar melhor das abelhas, aumentam a produção e melhoram a qualidade do mel. Além disso, usam técnicas que respeitam o meio ambiente. Isso fortalece a renda das famílias e ajuda no desenvolvimento da nossa região de forma sustentável”, afirmou Louro de João de Lino, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e a qualificação dos pequenos produtores para o futuro da economia local.

Mais notícias