Caminhada “Faça Bonito” mobiliza população em Correntina no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto – Ascom – População participa da Caminhada “Faça Bonito”.
A Prefeitura de Correntina promoveu, na manhã desta segunda-feira (18), a caminhada da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização reuniu população, estudantes, autoridades locais e representantes da rede de proteção. A concentração teve início às 7h, em frente ao Museu, seguindo até a Praça do Caboclo.
Durante o mês de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania vêm promovendo palestras nas escolas e ações de conscientização voltadas à proteção de crianças e adolescentes no município.
A coordenadora do CREAS, Vanderleia Silva, destacou a importância do trabalho preventivo desenvolvido durante a campanha.
“O Maio Laranja reforça a necessidade de prevenção, orientação e fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes”, ressaltou.
A campanha também chama atenção para sinais que podem indicar situações de violência, como isolamento, tristeza frequente, mudanças de comportamento, medo excessivo e queda no rendimento escolar, reforçando a importância do acompanhamento da família, da escola e dos órgãos de proteção.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Madson Montalvão, destacou a importância da participação da sociedade no combate à violência.
“Essa mobilização é um alerta para toda a sociedade. Precisamos orientar, acolher e, acima de tudo, ter coragem para denunciar”, afirmou.
A educação também exerce papel importante na identificação de situações de vulnerabilidade. A superintendente da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Maria Teles, destacou o papel da escola na proteção e no acolhimento de crianças e adolescentes.
“Muitas vezes, é na escola que percebemos os primeiros sinais, como tristeza, isolamento e mudanças de comportamento. Por isso, nosso compromisso vai além de ensinar, é também acolher, orientar e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, pontuou.
A mobilização contou ainda com a participação de profissionais da saúde, da assistência social e da educação, além do Conselho Tutelar, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, reforçando a atuação integrada da rede de proteção no município.
A secretária municipal de Saúde, Jacqueline Bomfim, destacou que o cuidado e a prevenção também fazem parte das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde.
“Quando falamos de proteção, também estamos falando de saúde. Nossas equipes atuam nas unidades e nas escolas com ações de prevenção, orientação e acolhimento às crianças e adolescentes”, explicou.
Situações suspeitas de abuso ou exploração sexual podem ser denunciadas de forma anônima por meio do Disque 100, canal nacional de proteção aos direitos humanos. Os casos também podem ser comunicados ao Conselho Tutelar, ao CREAS ou a outros órgãos da rede de proteção. Qualquer pessoa pode denunciar, e o sigilo é garantido.
As ações do Maio Laranja integram o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Correntina voltado à conscientização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes no município.
Mais notícias
Prefeitura de Correntina realiza caminhada do 18 de Maio e mobiliza população no combate à violência sexual infantil
A Prefeitura de Correntina realiza, na próxima segunda-feira (18), uma...
Prefeitura de Correntina antecipa campanha de prevenção às queimadas no município
A Prefeitura de Correntina irá antecipar neste ano a campanha de prevenção e...
Prefeitura de Correntina realiza segunda edição de capacitação do PDDE
A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de Educação,...
Dia do Enfermeiro é marcado por reconhecimento e valorização profissional em Correntina
Neste 12 de maio, Dia do Enfermeiro, a Prefeitura de Correntina homenageia os...
CRAS promove atividades físicas e de convivência para idosos em Correntina
A Prefeitura de Correntina, por meio do Centro de Referência de Assistência...
Correntina reúne profissionais de 11 municípios em congresso de educação física escolar
Correntina reuniu profissionais de 11 municípios do Núcleo Territorial de...






