Prefeitura de Correntina promove capacitação em ABA para profissionais da Educação Inclusiva

Fonte: ASCOM – Palestrantes ministrando curso ABA
A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, realizou, nos dias 13 e 14 de junho, uma capacitação
voltada à qualificação de professores e equipes multiprofissionais da rede municipal de ensino. A formação teve como foco a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), metodologia reconhecida no atendimento a estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
O curso, com carga horária total de 60 horas, foi realizado no auditório do MAAP e reuniu 45 profissionais, entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e técnicos da rede. A ação integra o conjunto de investimentos da gestão municipal na política de educação inclusiva e de valorização dos profissionais da educação.
As atividades foram conduzidas pelas palestrantes Lúcia de Carvalho Brandão e Márcia Cristina Lima Pereira, ambas mestres em Psicologia e especialistas em ABA, Educação Inclusiva e AEE. Ao longo do curso, foram apresentadas estratégias de intervenção baseadas em evidências científicas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência.
A formação contínua dos profissionais é considerada estratégica para consolidar práticas pedagógicas inclusivas. “A formação contínua é fundamental para promover a inclusão, o acolhimento, a receptividade e a empatia com os estudantes — elementos essenciais para o avanço da inclusão escolar”, ressaltou a especialista Márcia Pereira.
Para a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (CEMAP), Janaína Lemos, a iniciativa marca um novo momento na política educacional do município. “Com essa formação, os profissionais estarão mais preparados para oferecer um atendimento seguro e com base científica. É uma oportunidade inédita na nossa rede, que fortalece a inclusão”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Clériston Mota, também reforçou o compromisso da gestão com a educação inclusiva. “Inclusão é, antes de tudo, respeito. É reconhecer e valorizar as diferenças dentro e fora da sala de aula”, afirmou.
Com mais de 300 alunos com NEE matriculados nas escolas do município, a formação representa um importante avanço na construção de uma rede pública de ensino mais acessível, acolhedora e comprometida com o direito à educação de qualidade para todos.
Mais notícias
Escolas de Correntina relatam experiências do Programa Escolas Criativas
O Programa Escolas Criativas reúne sete escolas da rede municipal de...
Prefeitura reforça importância de manter a caderneta de vacinação em dia
A Prefeitura de Correntina reforça a importância da vacinação e orienta a...
Prefeitura divulga agenda de outubro da eMulti com atendimentos em 12 localidades
A Prefeitura de Correntina divulga a programação de outubro da eMulti, com...
Prefeitura orienta gestantes sobre critérios e acesso ao kit natalidade pelo CRAS
A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de...
Cassimiro da Praia assume interinamente a Prefeitura de Correntina
A Prefeitura de Correntina está sob a condução do vice-prefeito Cassimiro da...
Prefeitura avança na preparação da usina de micropavimentação para ampliar serviços nas vias do município
A Prefeitura de Correntina inicia uma nova etapa na ampliação da estrutura...






