Vigilância Sanitária alerta comerciantes sobre medidas de prevenção contra o coronavírus

Vigilância visita o supermercado C&M Comércio, estabelecimento que adotou todas as medidas de prevenção definidas pelo município

Os servidores da Vigilância Sanitária têm tido uma atuação intensa no controle e conscientização dos comerciantes para garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Uma das principais exigências é o uso de máscara, tanto para os funcionários quanto para os clientes; a disponibilização de álcool em gel ou local com água e sabão para higienizar as mãos. Além disso, todo estabelecimento precisa colocar, em local de fácil visualização, as orientações dos cuidados pessoais contra o vírus.

A Lei estadual nº 14.261, de 29 de Abril de 2020, exige o uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais.  Os proprietários devem fornecer as máscaras aos seus funcionários e colaboradores, e deverão atender apenas o cliente que estiver com máscara. A exigência também é regida por decretos municipais.

Além disso, os estabelecimentos devem limitar a entrada das pessoas e manter funcionários e clientes com um distanciamento de no mínimo 2 metros e ventilação adequada e higienizar todos os locais de uso público, como balcões, portas, o piso e a calçada.

A Diretora de Vigilância à Saúde (VISA), Marcia Queiroz, explica que “o cuidado com o cliente é prioridade. A lei estadual exige que todos usem máscaras, não somente os funcionários, e com uso de máscara você passa a se protege e protege o outro”, Marcia ainda reforça o distanciamento, “mantenha distância, lave sempre as mãos e use álcool em gel”, frisou.

Supermercados além de seguir as exigências básicas devem também higieniza suas prateleiras e produtos, academias voltam a funcionar com uma quantidade limitada de usuários que devem está com seu kit de higiene (álcool, flanelas, água), e com horário marcado para fazer o treinamento. Cultos religiosos só podem ser realizados com uma quantidade limitada de pessoas, podendo ocorrer mais de um culto.

O comerciante Carlos Moreira dos Santos, supermercado C&M Comercio, seguiu a risca as orientações recomendados pelos decretos municipais. “Limitamos a entrada dos fregueses, 10 em 10, na porta sempre tem álcool 70%, pedimos aos nossos clientes que usem máscaras assim como os funcionários”. Produtos vindos de fora das cidades são higienizados antes de ir para prateleiras, “sempre que um funcionário recebe uma encomenda nova também é orientado a lavar as mãos para evitar qualquer contaminação”, afirmou.