Serviço de Inspeção Municipal garantirá segurança e qualidade aos produtores de Correntina

O prefeito Maguila e a coordenadora da implantação do SIM explicaram o projeto na Rádio Carícia FM

Correntina (BA) – Em entrevista à Rádio Carícia FM, nesta quinta-feira (17), o prefeito Maguila destacou que o governo municipal está trabalhando na reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para garantir a qualificação dos produtos de origem animal produzidos no município.

De acordo com Maguila, o objetivo do governo municipal é contribuir para que os agricultores tenham condição para receber o selo de qualidade de seus produtos pelo SIM. A aquisição do selo vai agregar valor às cadeias produtivas e gerar oportunidades de emprego e renda no município.

“Estamos ampliando o leque de negócios. A organização é feita por meio da cooperativa. Para que o produto seja exposto ele precisa ter um selo de qualidade. Como gestor, temos a obrigação de orientar as pessoas. O SIM é justamente para isso. Queremos que nossos produtos possam concorrer com outros que estão nas prateleiras do mercado. Para isso é preciso obter o selo de inspeção”, ressaltou Maguila.

A coordenadora do SIM em Correntina, Luciana Rossi, também participou da entrevista e detalhou sobre o serviço já disponível e sob a gestão da Secretaria de Agricultura do município. “Todos os produtos que são de origem animal, ou que no seu processamento vai 50% de produtos de origem animal, que estiverem dentro das condições higiênico-sanitárias satisfatórias, estarão aptas a receber o selo do SIM. Quais são eles: leite, carnes ovos, pescados e mel. Nossa maior intenção é fazer com que as pessoas tenham uma qualificação melhor – fomentar os negócios e fazer com que a produção aumente”, explicou Luciana Rossi.

As ações do SIM pretendem, ainda, contribuir para as boas práticas de fabricação dos produtos de origem animal, na expectativa de que estes cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente.

“Nossos produtos têm que ter procedência – nome, sobrenome, têm que ter uma tabela de valor nutricional e outras informações que são muito importante. Hoje tem pessoas com alergia a glicose, alergia a glúten. Isso tem que constar no rótulo da embalagem”, pontuou Rossi.

De acordo com a coordenadora, estão sendo feitas visitas na zona rural e A Secretaria de Agricultura está à disposição para receber os produtores e orientá-los sobre como fazer para obter o SIM.

Serviço de Inspeção Municipal

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à secretaria municipal da agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Dessa forma o Sim foi criado para garantir a segurança ao consumidor no consumo de carnes, pescado, leite e derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

A missão é garantir qualidade dos produtos de origem animal que são produzidos e comercializados no município. O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar a produção dos alimentos de origem animal, bem como registrar os produtos destinados ao consumo humano.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br