Semana Municipal de Trânsito orienta sobre mudanças nas legislação

Agentes da Guarda Civil Municipal com a secretária de Trânsito e Segurança Pública, Bitlane Rocha

Correntina (BA) – Como parte das ações da Semana Municipal de Trânsito em Correntina, na sexta-feira (25), a Secretaria de Trânsito e Segurança Pública fez uma blitz educativa no centro da cidade. A ação realizada pela Guarda Civil Municipal e teve como objetivo  conscientizar o cidadão de sua responsabilidade nas vias, as ações contaram com atividades educativas que visam sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros do papel que cada um tem na segurança do trânsito e na preservação da vida.

“Chamar atenção da população correntinense com relação à Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu do dia 18 a 25 de setembro. Estamos realizando blitzs educativas através do trabalho da Guarda Civil Municipal, e o objetivo é conscientizar e educar a população com relação ao risco e a responsabilidade no trânsito, que é minha, sua e é de todos nós. Estamos fazendo a entrega de um material informativo com as principais alterações que houveram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Chamo atenção aos índices de morte que há no trânsito no país, e em Correntina não é diferente. Precisamos alertar, orientar e conscientizar a população com relação aos equipamentos de segurança e de respeito à sinalização. Pratique o respeito no trânsito, faça a sua parte”, alertou a secretária de Trânsito e Segurança Pública de Correntina, Bitlane Rocha.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente, de 18 a 25 de setembro, conforme previsto no artigo 326 CTB.  Este ano o tema principal é “No trânsito, sua responsabilidade salva-vidas”, e tem a missão de fazer o cidadão refletir sobre suas responsabilidades enquanto integrante do sistema viário. As campanhas educativas do mês de setembro também apontam sobre a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

De acordo com Bitlane, em Correntina as ações de conscientização ocorrem durante todo o ano, mas a Semana Municipal de Trânsito vem para fortalecer a responsabilidade nas vias.

“Faça a sua parte, respeite as sinalizações do trânsito, use os equipamentos de segurança necessários para conduzir o seu veículo. Respeite a sua vida e a vida do próximo. Pratique! ”, disse a secretária.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Correntina, Donivaldo Santos Magalhães, também falou sobre as ações direcionadas a condutores e pedestres na cidade.

“Estamos orientando os condutores de veículos da cidade para que usem os equipamentos de segurança, principalmente mototaxista, pois está tendo muito acidente. Ao sair de casa verifique se sua moto está ok, use o capacete, baixe a viseira e coloque a proteção para que não ocorra nenhum acidente. A Guarda Civil Municipal está sempre orientando os condutores para um tráfego seguro”,