Novos diretores e vice-diretores das escolas municipais são empossados

Na manhã de quarta-feira (8), foi realizada a solenidade de posse dos novos gestores das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, para o biênio 2020-2021, na Escola Municipal Anísia Silva Moreira. Durante o evento, foram empossados diretores e vice-diretores de 17 escolas do município, eleitos no processo eleitoral interno. Três unidades escolares, que não realizaram eleições, tiveram seus gestores nomeados pelo prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila).

A eleição para dirigentes escolares foi regida pela Lei Nº 990/2017, que estabelece normas para execução do processo eleitoral interno. A eleição é realizada pelas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino, para o preenchimento das funções de diretor e vice-diretor.

A Secretária de Educação, Joselita Neves de Moura, em seu discurso, contou sobre o desafio que foi realizar as eleições. Ela destacou que, por meio do Conselho Municipal de Educação e da vontade popular foi possível implementar a escolha direta dos gestores escolares. “Iremos trabalhar em equipe para que possamos continuar realizando um bom pleito e ampliar a qualidade do ensino”, frisou a secretária.

O corpo social que elege os novos diretores e vice-diretores são os profissionais que trabalham na escola e a comunidade atendida pela unidade escolar, incluindo alunos acima de 12 anos de idade e seus responsáveis. A primeira eleição realizou-se em 2017 e o processo se repetiu para que, democraticamente, os novos gestores fossem eleitos.

O prefeito, Nilson José Rodrigues (Maguila), relembrou a criação do sindicato dos professores e o processo de escolha da faculdade para que todos os professores se graduassem no município. “Hoje, estamos aqui pela segunda vez para dar posse aos nossos diretores escolares, não me preocupei quem seriam os candidatos, mas todas às vezes que a secretária de educação batia no meu gabinete precisando de algo para atender essa comissão, eu me disponibilizei. Eu acredito no processo democrático e gosto de poder contribuir para que isso aconteça”, frisou o prefeito.

O professor Gleidivan Correia da Silva, do Povoado da Praia, fez o juramento de compromisso com a educação. “Prometo exercer as funções inerentes ao cargo de gestor escolar da secretaria Municipal de educação, a mim confiadas pela comunidade escolar, através de eleição direta e, também, por indicação do gestor municipal, na fiel observância dos princípios da ética, honestidade, da impessoalidade e da transparência”, fez o compromisso.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Correntina – BA

Confira a lista dos diretores e vice-direitos empossados

EscolaDiretorVice-diretor
ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIA SILVA MOREIRARONIERI SILVA DE SOUZA ALESSANDRA DA SILVA REGO e ILZANICE BARBOSA LAURO