segunda-feira, setembro 21, 2020

Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)

O CAPS de Correntina é um serviço criado para acolher os pacientes com transtornos mentais, pessoas maiores de 18 anos, que apresentam transtornos graves e que necessitem de um acompanhamento multiprofissional, assim como seus familiares. O CAPS de Itatiba conta com uma equipe profissional que trabalha de forma integrada. A proposta do CAPS é atender a pacientes neuróticos graves e psicóticos adultos de forma mais humanizada, considerando suas particularidades e necessidades específicas, visando a não internação em hospitais psiquiátricos, como serviço substitutivo, além da reintegração dele na sociedade. Para isso, o CAPS oferece acolhimento da crise e oferta de medicação, psicoterapia, atividades terapêuticas, além de um resgate de sua condição de cidadão com direitos, como qualquer outro.

O CAPS se descreve como um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referencia e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, entrando com papel importante e complementar na constituição da rede assistencial de cuidados comunitário, personalizado e promotor de vida.

Os objetivos do serviço são: Prestar atendimento em regime de atenção diária; Oferecer cuidados clínicos eficientes e personalizado; promover a inserção social; tem como responsabilidade organizar a rede de serviços de saúde mental do seu território; dar suporte e supervisionar as ESF ( Estratégia da Saúde de família), PACS (Programas de Agentes Comunitários de Saúde), coordenar junto com o gestor local as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.

TRATAMENTOS OFERECIDOS

Tratamento para o Alcoolismo,
Tratamento para depoência química (Drogas);
Acompanhamento e Tratamento de pessoas com transtornos mentais;

ENDEREÇO E FUNCIONAMENTO

Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Coordenador: Fabrício Nunes de Moura Araujo

Endereço: Rua Boa Viagem s/nº – Centro
E-mail: caps@correntina.ba.gov.br
Funcionamento: das 7h as 17h