segunda-feira, setembro 21, 2020

SERVIÇOS

Programa Viver Melhor do Campo

O Programa Viver Melhor no Campo foi criado em janeiro de 2017 com objetivo de melhorar a qualidade de vida na Zona Rural do município. São várias frentes de trabalho para levar água encanada, energia elétrica, renda e fortalecimento da Agricultura Familiar.

Um dos principais projetos do programa tem sido a construção de Sistemas de Abastecimento de Água nas comunidades rurais. Por meio parcerias com o governo do estado, a Prefeitura tem conseguindo construir novos sistemas de Abastecimento de Água e assim atender a demanda da população que mora na zona rural.

O município conta com oito sistemas de abastecimento de água tratada para atender São Manoel, Silvânia, Rosário, Capão, Fino ,Vaca Morte, Jurema, Barrinha e Itapicuru, Ema, Sossego, Sucuriu, Cabeceira Grande, Tabua, Cobra Verde, Caraíbas de comunidades próximas. De acordo com informações do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Correntina (SAAE), ato todo são mais 2.300 imóveis rurais com água enganada e tratada.

SEMAF - Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar

Trata-se de um serviço desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), para atendimento direto aos agricultores familiares.

O objetivo consiste em desenvolver programa, projetos e ações com foco no fortalecimento da agricultura familiar, com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário.

O SEMAF funciona como uma porta de acesso aos programas e ações do Governo do Estado da Bahia para implementação das políticas públicas de desenvolvimento rural em Correntina.

Nos conjuntos de serviços disponíveis ao agricultor familiar estão os seguintes:

  • Garantia Safra
  • Bahia Produtiva
  • PROMER – Projeto de Mecanização Rural
  • Mudas de frutíferas e essências florestais
  • Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável
  • Formação
  • Bahia mais Forte Terra Legal
  • Segurança Alimentar do Rebanho
  • Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Apoio à Comercialização de produtos da Agricultura Familiar
  • Regularização Fundiária

PROGRAMAS

Quintal Produtivo

Incentivo à criação de animais de pequeno porte, como criação de aves, caprinos, ovinos e peixe, tendo como público alvo agricultores familiares do município com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas citadas com o foco na expansão da produção e comercialização dos produtos.

Água é vida

É um projeto de iniciativa da Secretaria de Agricultura com parceria do produtor rural, que tem como objetivo a captação de água como, por exemplo abertura de poços tubulares, instalação de caixas d’águas, tanques e aguadas, para um melhor aproveitamento da água da chuva para os fins de consumo humano e produtivo. Esse projeto é voltado para os produtores rurais que se proponham adotar práticas e manejos conservacionista, em suas terras, com vista de conservação de solos e águas.

O programa de adesão voluntária, prevê: Apoio técnico, uso de patrulhas mecanizadas, ações de conservação da água e do solo, técnicas de irrigação e capacitação do produtor rural.

Terra Produtiva

A Secretaria de Agricultura em parceria com os produtores rurais irá disponibilizar o maquinário para a execução do projeto que terá apoio de técnico, treinamento, consultoria para elaboração de produtos sustentáveis, além de transporte de insumos e ferramentas para as áreas de horticultura e fruticultura.

  1. Métodos de correção de solo
  2. Forma de plantio
  3. Cuidado durante todos os ciclos da produção
  4. Apoio na colheita

Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar

  1. Comercialização Institucionais
  2. PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar
  3. PAA – Programa de Aquisição de Alimentos
  4. PAA LEITE
  5. Comercialização Direta – Feira da Agricultura Familiar, dando ênfase a produção e comercialização orgânica, visando o escoamento da produção e a geração de renda, contribuindo assim para a dinamização e o fortalecimento da economia da região.

Programa mais leite

Visa a sustentabilidade e aprimoramento da criação de bovino leiteiro no município de Correntina. Permitirá que o produtor organize sua produção, aumentando a produtividade, buscando sempre a qualidade e gestão do seu negócio.

Incentivar técnicas de criação de bovinos leiteiro:

  1. Técnica de manejo nutricional;
  2. Promover o aumento da produção e produtividade de rebanho leiteiro;
  3. Melhorar o padrão genético do gado leiteiro, buscando a especialização dos produtores;
  4. Desenvolver a produção de leite a pasto, usando pastejo rotacionado;
  5. Desempenhar trabalho de sanidade das principais zoonoses;
  6. Reorganizar o sistema atual de produção, fazendo com que os produtores utilizem resfriamento a granel;
  7. Organizar a comercialização do leite “in natura”, por meio do Programa Mais Leite, enquadrando na legislação vigente, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal.