quinta-feira, maio 28, 2020

SERVIÇOS

Programa de Produção de Leite a pasto irrigado

A pecuária leiteira depende da disponibilidade e da qualidade das pastagens, sendo esses fatores essenciais para o sucesso da criação de bovinos a pasto.

Onde a pastagem é o alimento primordial na dieta dos ruminantes, fazendo com que tenham uma disponibilidade de alimentação com alta massa foliar e alto valor nutritivo; permitindo assim que esses animais expressam a sua maior capacidade para produção de leite e com baixo custo de produção.

Uma das alternativas utilizadas na pecuária leiteira é o pastejo rotacionado, em que os animais buscam o seu alimento a pasto; onde essa tecnologia permite aumentar a quantidade de animais por hectare, buscando um aumento significativo da renda do produtor.

Objetivo do programa

Capacitar agricultores familiares e técnicos envolvidos na produção de leite do município de Correntina, aumentando o alcance da tecnologia de produção intensiva de leite a pasto. A meta é transformar o município, num grande produtor de leite para atender o consumo local e região.

Mais renda no campo

O Projeto será implementado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Correntina e parceria com a Central de Associações de Produtores Familiares. Na fase inicial, a Prefeitura vai cadastrar os produtores do município que tenham interesse em colocar o projeto em prática.

Com apenas 1 (uma) hectare de pasto irrigado, dividido em pequenos piquetes será possível produzir em média 200 litros de leite por dia, num total de 6 mil litros mensal, o que vai gerar renda e levar mais desenvolvimento para o pequeno produtor rural.