Secretaria de Assistência Social leva serviços às comunidades

Secretaria de Assistência Social leva serviços às comunidades

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou no dia 22 uma ação na comunidade rural do Caruaru, com o objetivo de aproximar a oferta dos programas e serviços desenvolvidos pela pasta para a população. Entre os serviços oferecidos à população, destacam-se os cadastros e atualizações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“Estivemos presentes com os equipamentos de assistência em uma roda de conversa produtiva organizada pela associação local, oportunidade em que divulgamos o que é oferecido na política de assistência social do município, detalhando quais serviços são disponibilizados pelo CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Bolsa Família e CadÚnico”, afirmou Adeilton Souza, secretário de Assistência Social de Correntina.

De acordo com o secretário, espera-se que as ações da Secretaria se estendam às demais comunidades do município. “Temos outros planos, incluindo a visita à comunidade de Brejo Soares. Levaremos orientações e serviços da secretaria. Nos próximos meses, planejamos organizar palestras em outras comunidades, incluindo Santo Antônio.”

Serviços oferecidos pela secretaria

Pessoas interessadas nos serviços oferecidos pela Secretaria devem se dirigir ao CRAS, localizado no prédio da antiga prefeitura, também conhecido como prédio de João Dentista. Os serviços incluem:

  • Atividades de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos, adolescentes e mulheres;
  • benefícios eventuais para famílias em vulnerabilidade, como auxílio funerário, auxílio natalidade e aluguel social;
  • auxílio para documentação, entre outros.

Em Correntina, cerca de 5.200 famílias recebem o Bolsa Família, sendo que aproximadamente 4.000 delas dependem dessa renda como fonte principal.

Requisitos para inscrição no CadÚnico:

  • Ser o Responsável Familiar da residência (preferencialmente, mulher);
  • Possuir renda mensal máxima por pessoa de meio salário-mínimo;
  • Possuir renda superior, mas estar interessado em algum benefício que utilize o CadÚnico. Entretanto, é importante ressaltar que os cadastros passam por análises e os benefícios são concedidos somente a pessoas que atendem aos requisitos.

“A Assistência Social está de portas abertas para atender toda a sociedade, seja para solicitar benefícios, serviços ou orientações. Temos recursos disponíveis e instruímos nossos funcionários a ouvirem atentamente as pessoas e a encaminharem adequadamente”, reforça o secretário Adeilton.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br