Prefeitura garante merenda escolar saudável com produtos da agricultura familiar

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, efetuou a compra de gêneros alimentícios produzidos por associações de agricultores do município, que participaram do processo de Chamada Pública e preencheram os requisitos do edital para fornecer seus produtos.

A aquisição, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem como objetivo promover a agricultura familiar — que gera renda para o próprio município —, além de incentivar o cultivo de alimentos orgânicos e, consequentemente, garantir uma alimentação mais saudável nas unidades de ensino.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Hannes Tavares de Moura, destaca a importância de fortalecer o mercado ao pequeno produtor.

Hannes Tavares de Moura, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural

“Estamos com a expectativa, de que ainda neste ano, o fornecimento da merenda escolar seja 50% da agricultura familiar. É muito importante adquirir produtos da agricultura familiar, pois é uma forma de dar condições para que os agricultores continuem trabalhando no campo gerando emprego e renda”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário, o município dispõe de 24 fornecedores da agricultura familiar, sendo duas associações – Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Baixa Grande e Associação de Desenvolvimento Comunitário do Tatu. Além disso, existem fornecedores individuais, que são agricultores das comunidades Sal, Boa Vista, Jenipapo e Conceição. Estes fornecedores entregam produtos de origem animal e vegetal mediante ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Ao todo, a prefeitura investiu R$ 783.400,50 na compra de gêneros alimentícios diversificados e produzidos no município. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, panificados, ovos, rapaduras, bolos, doce de leite, cortes de frango, entre outros.

Hábitos saudáveis

Para a secretária de Educação, Cleonice Caires, os produtos da agricultura familiar enriquecem a alimentação dos estudantes e contribuem para motivar hábitos saudáveis.

Cleonice Caires, secretária de Educação

“A aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar contribui para a oferta de uma alimentação saudável e adequada para os nossos alunos, respeitando a cultura e as tradições locais, contribuindo para formar hábitos alimentares saudáveis, buscando alcançar o desenvolvimento sustentável. Além disso, melhora a qualidade de vida dos nossos alunos. A agricultura familiar tem grande importância socioeconômica e tem ganhado forças nestes últimos anos. Este encontro de alimentação escolar com a agricultura familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional produzidos diretamente pela agricultura familiar local possam ser consumidos diariamente pelos nossos alunos”, ressaltou Cleonice.