Prefeitura abre consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Turismo

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a empresa Contour Global e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), abre, nesta quinta-feira (10), consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Turismo.

A medida visa a elaboração de um diagnóstico sobre a visão da comunidade correntinense a respeito das necessidades locais para a implementação e o desenvolvimento de uma política pública voltada para o turismo, dada a relevância deste setor para o município.

A população poderá participar da consulta por meio do preenchimento de formulário on-line, disponível no site da Prefeitura de Correntina. Para acessar basta . O prazo para contribuições vai de 10 a 15 de fevereiro.

Por meio da consulta pública, os correntinenses poderão optar e sugerir conteúdos que contribuirão para o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo. Correntina possui um potencial muito grande neste setor.

Plano Municipal de Turismo

O Plano Municipal de Turismo é um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento de políticas públicas para o fomento da atividade turística nos municípios.

A empresa Turma Consultoria foi contratada para coordenar a elaboração do plano e tem realizado um intenso trabalho para preparação de um documento robusto e de qualidade.

Com  o objetivo de elaborar um plano amplo e que contemple a todos, os envolvidos se reuniram por diversas vezes, nos últimos encontros, nos dias 1º e 2 de fevereiro, foram realizadas oficinas colaborativas com os comerciantes e servidores públicos municipais para debater o conteúdo do plano. A coordenação das atividades de elaboração do Plano está sendo realizada pela Turma Consultoria, empresa contratada para preparação do documento.

Estas reuniões cumpriram mais uma etapa de elaboração do Plano Municipal de Turismo, que vai revelar um raio-x sobre o turismo e apontar as soluções e investimentos necessários para ampliar a oferta de serviços turísticos em Correntina. Para isso, foi feito um diagnóstico do atendimento nos bares e restaurantes, a estrutura dos hotéis e pousadas, criação do turismo de experiência, desenvolvimento de novas opções de passeios turísticos e apontado o que precisa ser feito para fortalecer o turismo em Correntina.

Para o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, o Maguila, a meta é uma só, desenvolver a infraestrutura turística de Correntina e criar um ambiente apropriado para incluir o turismo como uma fonte contínua de desenvolvimento econômico do município.

“O objetivo destas reuniões é estruturar, planejar e construir o Plano Municipal de Turismo. Com este plano, vamos ter as diretrizes para colocar a Correntina  em destaque no mundo inteiro. Juntos seremos mais fortes e com capacidade de transformar a realidade do turismo de Correntina”, pontuou o prefeito, cuja gestão tem imprimido importantes avanços no turismo do município.

Turismo gera emprego

Quando há distribuição de renda a melhora da qualidade de vida é perceptível com facilidade. E dessa forma que o Plano Municipal de Turismo quer contribuir, sendo um orientador de política pública e privada para a atividade de economia do turismo, principalmente neste momento de retomada da economia de vários setores, podendo gerar emprego, distribuir renda, captar divisas e aumentar a arrecadação.

“O setor do turismo tem papel fundamental na retomada econômica dos municípios e do Estado como um todo, sobretudo por movimentar a economia criativa e pela capacidade de gerar emprego e renda em seus mais variados segmentos. A continuação das políticas públicas tem fator predominante para o fortalecimento do turismo e sua importância para o crescimento do município”, ressaltou a secretária de Turismo, Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico, Lais Ferreira Custódio.

“O desafio é grande, assim como foi o de elaborar em meio ao momento mais crítico do setor, o qual exige perseverança, uma forte vontade de reconstruir, recomeçar, se reinventar, buscar força, energia e equilíbrio. Além de manter o foco e inovar. Este é o tamanho da nossa responsabilidade! Juntos, trabalhar para realizar, de fato, este planejamento para a reestruturação do turismo no nosso município. Mais que isso, proporcionar felicidade aos cidadãos e visitantes da nossa querida Correntina”, completou Lais.

Vocação turística

Localizada no Oeste baiano, Correntina é conhecida por suas belezas naturais, são cinco rios que nascem e cortam o município, região de fauna e flora exuberantes, cultura rica e pujante.

“Estamos vivendo um momento importante na história, mudando a chave de uma cidade com potencial turístico para uma cidade de fato turística. A dedicação e união do poder público, privado e terceiro setor vão garantir o sucesso desta empreitada, colocando e mantendo Correntina no cenário turístico nacional. Este plano foi elaborado com dedicação extrema de todos os envolvidos, contando com a participação dos setores envolvidos de forma direta e indireta com o segmento turístico”, explicou Tales Souza Santos, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Ainda de acordo com Tales, o Plano Municipal de Turismo é baseado em eixos estratégicos e chega com intuito de direcionar e conduzir as atividades do setor,  bem como fortalecer a economia do turismo em Correntina. “Estou muito feliz em poder contribuir com a construção deste documento, e mais ainda por ter a oportunidade de executar as ações previstas”, afirmou Tales.

Após a consulta pública, o Plano será remetido ao Conselho de Turismo. A previsão é que o mesmo fique pronto até o final do mês de fevereiro.