Onda de calor atinge Bahia e outros estados com temperaturas que podem chegar a 45ºC; saiba como se proteger

onda de calor

Correntina (BA) – Uma onda de calor está prestes a atingir o Brasil nas próximas duas semanas, abrangendo todas as cinco regiões do país. Essa condição meteorológica extraordinária pode resultar nas temperaturas mais altas já registradas no mês de setembro e, em alguns lugares, pode até bater recordes. O pico desse calor intenso está previsto para ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima.

As altas temperaturas serão generalizadas, com muitas áreas experimentando calor extremo, caracterizado por temperaturas próximas dos 40ºC, segundo informações da MetSul Meteorologia, podendo chegar a impressionantes 45ºC. Isso afetará estados como Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão. A MetSul alerta que essa situação representa um elevado perigo devido à severidade do calor previsto, exigindo atenção das autoridades.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Oeste (CIEVS-Oeste), por meio do eixo de Vigilância da População Exposta ao Risco de Desastres (Vigidesastres), emite um alerta à população sobre esse episódio excepcional de calor que afetará grande parte do Brasil nos próximos dias.

Em muitas cidades do Oeste da Bahia, as temperaturas próximas ou acima dos 40ºC são esperadas. É importante destacar que o calor, ao contrário de desastres causados pela chuva, é uma causa “silenciosa” de mortes. Poucos estudos epidemiológicos no Brasil abordam mortes relacionadas ao calor, em contraste com pesquisas médicas.

O calor extremo é consideravelmente mais letal do que outros desastres naturais, tirando em média mais do que o dobro de vidas por ano em comparação com furacões e tornados combinados, de acordo com dados monitorados pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.

A exposição a ondas de calor aumenta o risco de incêndios e é perigosa para a saúde, especialmente para populações vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos com condições médicas pré-existentes. Os sintomas da exposição incluem dores de cabeça, desidratação, vertigem, ardência nos olhos e narinas, insolação, aumento da frequência cardíaca, cãibras, dificuldade respiratória, problemas renais, fadiga e pele seca.

Aqui estão algumas dicas para enfrentar essa onda de calor:

• Beba uma quantidade significativa de líquidos;
  • Use roupas folgadas e leves para permitir a adequada dissipação do calor corporal;
  • Proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas, óculos de sol e aplique protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15;
  • Umidifique o ambiente usando vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
  • Procure permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação, sempre que possível;
  • Use soros fisiológicos para os olhos e narinas;
  • Evite esforço físico durante as horas mais quentes do dia. Se não for possível evitar atividades extenuantes em clima quente, beba líquidos e descanse com frequência em um local fresco.