Nova gestão do Hospital Dr. Lauro Joaquim de Araújo amplia e melhora atendimento

Correntina (BA) – Agilidade, ampliação dos serviços e contratação de mais funcionários estão entre os principais avanços adotados pela nova gestão do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo, em Correntina, que passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão Integrada (IGI).

A transferência da gestão para o Instituto ocorreu em 1º de setembro de 2022. Nos últimos dois meses, uma série de ações foram realizadas para organizar todos os fluxos de atendimentos do hospital e criar uma cultura de funcionamento, apoiada na efetividade e na qualidade dos atendimentos ao cidadão correntinense.

Com as medidas adotadas pela nova gestão, o hospital passa a fazer uma administração mais rigorosa e a otimizar a aplicação dos recursos disponíveis. Antes, por exemplo, os exames demoravam cerca de seis horas para sair os resultados, agora com a mudança realizada pela nova gestão, ficam prontos em até duas horas.

Sandro Estrela, diretor administrativo do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo

“Conseguimos humanizar mais o atendimento e trazer o laboratório para dentro do hospital. Tivemos aquisição de equipamentos, incluindo a aquisição de novos computadores. Os servidores concursados foram cedidos ao Instituto e, além disso, conseguimos contratar cerca de 40 pessoas, incluindo enfermeiros, técnicos de Raio X, pessoal de higienização e de nutrição. São profissionais especialistas em anestesia, temos cirurgião. Muitas coisas ainda vão acontecer e o hospital é do povo de Correntina. O trabalho está sendo muito bem-feito entre a Secretaria de Saúde, o Instituo e a comissão de fiscalização do contrato”, explica o diretor do hospital, Sandro Estrela.

Outra medida que tem contribuído para a agilidade deste e demais serviços foi a contratação de mais profissionais de saúde. Antes, o hospital contava com 140 profissionais para cuidar de todo o hospital. Com a nova gestão do Instituto já foram contratadas 45 pessoas, com a meta de chegar aos 200 profissionais trabalhando no hospital.

Prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, Maguila

“O hospital municipal continua sendo público, porém melhorou e vai melhorar muito mais ainda o atendimento, a qualidade e os serviços. Por exemplo, cirurgias que tínhamos dificuldades em fazer, graças a Deus estamos realizando todos os dias. Foi para isso que trouxemos este novo modelo, pois precisamos melhorar a saúde do nosso povo”, destaca o prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues, Maguila.

O Instituto tem autonomia para contratação de novos médicos, com objetivo de suprir a demanda do hospital. O Hospital conta um novo anestesista para atendimento diário e plantão; dois médicos para a ortopedia, com atendimento todos os dias; médico especialista em obstetrícia, com consultas e atendimentos uma vez por semana; médicos para atendimento todos os dias no plantão de urgência e emergência; e médicos cirurgiões.

A emergência do hospital dispõe de um anestesista, dois clínicos um cirurgião e um ginecologista obstetra atendendo de segunda a sexta-feira.

Urgência e emergência 

Os atendimentos no hospital são, essencialmente, para os casos de urgência e emergência. Casos menos graves as pessoas deverão buscar atendimento nos postos de saúde mais próximos das residências destes, pois estas unidade de saúde estão preparadas para o devido acolhimento necessário dos profissionais.

Atendimento médico no ambulatório

  • Ortopedista (consulta) – segunda a sexta;
  • Ginecologista Obstetra (consulta) – Toda quarta;
  • Anestesista (consulta) – toda terça e uma sexta a cada 15 dias;
  • Urologista (consulta) – uma vez por mês; e
  • Cirurgião-geral (Consulta) – Segunda, Terça e quinta.

Reformulação do fluxo de atendimento

O modelo de classificação dos atendimentos foi alterado. Antes, o procedimento era feito do lado externo do hospital, e agora o Instituto criou uma sala de classificação dentro do hospital, oferecendo mais agilidade e conforto para os pacientes.

Os atendimentos são classificados em Verde, Amarelo, Laranja e Vermelho com objetivo de priorizar os casos mais urgentes, dando fluidez ao fluxo de atendimento. O sistema de classificação será todo feito pelo sistema, com chamada pelos monitores de televisão.

A classificação leva em consideração a classificação de gravidade de cada paciente. Por exemplo, alguém que está com a febre alta, tem prioridade sobre outros casos mais simples. Com a nova classificação, a ordem de chamada para atendimento médico está sendo realizada no mesmo padrão utilizado em grandes centros.

Novas salas

A nova direção criou a sala de sutura, ala para medicação dos pacientes e a organização do setor de ortopedia, com a criação da sala de gesso ao lado do consultório ortopédico para agilizar os atendimentos.

Outra medida que tem melhora a logística no hospital, foi a criação de farmácias internas e almoxarifado. A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) está dentro do hospital, onde são concentrados os materiais e medicamentos médicos. Também foi criada a Farmácia Satélite para agilizar a entrega de medicamentos. A farmácia fica no andar térreo, próximo à sala vermelha, sala de observação e sala de medicamentos para otimizar o fluxo.

Estrutura

Na parte de infraestrutura, a nova direção instalou ar-condicionado em vários pontos do hospital, além de uma ampla manutenção em todos os equipamentos já instalados. Foram adquiridas novas cadeiras e mesas administrativas para atender os novos funcionários do hospital.

O Instituto está modernizando a gestão do hospital, com a compra de computadores para todos os consultórios médicos e setores de atendimento. Já foram mais de 20 equipamentos instalados nestes dois meses de gestão.

Segurança do Trabalho

Houve também a contratação de um técnico de Segurança do Trabalho para garantir as boas práticas hospitalares, com foco na proteção dos profissionais.

Para garantir uma continua manutenção do hospital, foi criada uma equipe de manutenção do hospital, com quatro profissionais capacitados para garantir o funcionamento correto do hospital. Antes, a manutenção era realizada por apenas uma pessoa.

Segurança

Todo o hospital contará com o sistema de monitoramento 24 horas por câmeras. Os equipamentos já foram adquiridos e serão instalados nos próximos dias.

Sistema integrado de gestão

O Instituto está concluindo o cabeamento de rede em todo o hospital. O serviço é necessário para instalação do sistema de prontuário eletrônico, gestão de exames e atendimento médico. O cabeamento das redes vai possibilitar a instalação de telefones com ramais em todos os setores do hospital, deixando a comunicação mais organizada e ágil.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br