Semana do bebê reforça importância da primeira infância

Durante a campanha, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania distribuiu kits para gestantes

Realizada durante entre os dias 7 e 11 de outubro, a primeira edição da Semana do Bebê de Correntina tratou sobre assuntos importantes para garantir que crianças de até 6 anos de idade recebam atenção adequada. Um dos objetivos do município é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda.

O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) falou sobre a necessidade de garantir o aprendizado dentro e fora de casa. “A formação de um cidadão não é feita somente dentro de casa, ele também recebe valores da sociedade. Por isso, temos que dá exemplo a essas crianças, para que elas cresçam com princípios e se torne uma pessoa melhor no futuro”, destacou o gestor municipal.

A Semana do Bebê foi repleta de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças correntinenses. Palestras focadas em estimular mães e pais sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento das crianças. Foram abordados assuntos como alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, Pré-Natal, amamentação e cuidados com os bebês.

A secretária de Assistência Social, Magda Montalvão, destacou que os pais têm uma forma de criar seus filhos e impor um modelo de criação não funciona, mas o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) estabelece alguns padrões, como “ter diálogo e evitar gritar ou usar qualquer outra forma de violência ou autoritarismo, porque esse tipo de comportamento pode tornar a criança revoltada e agressiva”, disse.

O prefeito Maguila entregou o título do “Bebê Prefeito” para a primeira criança que nasceu no município após a abertura da Semana. Para receber esse titulo a criança tinha que ser filho uma mãe com mais de 20 anos, ter feito pelo menos sete consultas de pré-natal e ter nascido, preferencialmente, por parto normal e estar amamentando.

A pequena Maria Liz recebeu o título de “Bebê Prefeito” por atende os critérios pedidos. A visitadora da família Neide Nascimento de Sousa conta que a mãe, Patrícia Neves Chaves (23), é muito dedicada e compreende o valor da primeira infância. “Ela entende que é importante ter um vínculo com seus filhos e está presente para que a criança se desenvolva da maneira certa. Eu vou passar a acompanhar mais de perto, dá mais assistência nesse primeiro momento”, disse Neide.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de Correntina – BA