Hospital de Correntina atende 3.000 pacientes por mês

O novo hospital foi inaugurado em fevereiro deste ano e é o melhor e maior hospital da Bacia do Rio Corrente

O Hospital Municipal Doutor Lauro Araújo, inaugurado no inicio deste ano, na gestão do Prefeito Maguila, trouxe mais qualidade no atendimento médico para a população correntinense. Com atendimento 24h no pronto socorro, centro cirúrgico e mais leitos para os pacientes, o novo hospital é o maior da região da Bacia do Rio Corrente. Foram investidos R$ 4 milhões apara construir e equipar a nova unidade de saúde, que neste quase um ano de funcionamento já realizou mais de 3 mil atendimentos.

Atualmente o hospital vem ampliando seus serviços, segundo o diretor do hospital, Joaquim Neves Magalhães, a unidade está preparada para da assistência à população. “Hoje o correntinense não precisar mais procurar cidades vizinhas para fazer histerectomia, hérnia, próstata” e ainda completou “o Hospital hoje tem duas cadeiras de parto, antes tínhamos só uma. Temos também dois leitos semi intensivos”.

A secretária municipal de Saúde, Maria de Lurdes Sodré, explica que os esforços têm sido no sentido de ampliar os serviços do hospital, para possibilitar o atendimento em outras áreas. “Já temos projetos para ampliar o serviço de PPP (pré-parte, parto, e pós-parto), cirurgias eletivas, e montar o serviço de eletrocardiograma, pois já temos o aparelho, só estamos concluindo o processo de capacitação da equipe”, afirmou.

A paciente, Ansia Pereira Ribeiro (55), procurou o hospital para fazer uma períneo, cirurgia que reparar lesões no tecido muscular pélvico. “A cirurgia foi ótima, fui bem tratada e não estou tendo dificuldades em recuperar”. O procedimento só é necessário quando a mulher apresenta incontinência urinária ou alterações nos hábitos intestinais.

De janeiro a setembro o hospital atendeu em media cerca de 3.197 pessoas por mês, essa quantidade pode variar de acordo com a coordenadora de enfermagem, Ihorrana Michelly Neves da Silva. “Mesmo com o aumento de demandas no dia a dia, a prioridade, é urgências e emergências. Então pessoas que vem fazer consultas, troca de receitas ou fazer o retorno, terão que aguarda caso chegue uma criança com febre alta ou um paciente em estado grave”.

A unidade de saúde realiza consultas com ortopedista, com cirurgião geral, faz eletrocardiograma, exames de raios-X, suturas de pele, e muito outros procedimentos. A novidade é que em breve o Hospital Municipal Doutor Lauro Araújo terá seu próprio laboratório, fará ultrassom, ecocardiograma.

Texto e fotos: Ascom / Prefeitura de Correntina
E-mail: ascom@correntina.ba.gov.br