Saiba como agendar consultas e exames na Policlínica de Santa Maria

Correntina (BA) – Os pacientes de Correntina que antes tinham de viajar longas distâncias para realizar exames de média e alta complexidade, agora podem fazer isso em Santa Maria da Vitória, que fica bem pertinho, a 50 km de Correntina.

Para isso, a Prefeitura de Correntina mantém convênio com a Policlínica para garantir a o atendimento do povo correntinense. Entre os exames realizados, estão os de ressonância magnética e tomografia, por exemplo, que antes só eram conseguidos em grandes centros.

Mesmo antes da instalação da Policlínica de Santa Maria da Vitória, a Prefeitura de Correntina já tinha um convênio com a Policlínica de Barreiras para garantir estes serviços médicos aos correntinenses. Com a inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Santa Maria da Vitória, o convênio com Barreiras foi encerrado e um novo foi assinado com a nova policlinica

Para facilitar o acesso dos pacientes de Correntina à Policlínica, é disponibilizado um transporte semanal mediante a marcação de consultas na Secretaria de Saúde. “Dispomos de uma van para uso exclusivo dos pacientes mediantes agendamentos, que são feitas no primeiro horário. Quanto à saída do transporte de Correntina, ela ocorre também logo cedo, por volta das 7h. Disponibilizamos uma técnica de enfermagem para acompanhar os pacientes no transporte, que é feito de duas a três vezes na semana, a depender das demandas”, explica a secretária de Saúde de Correntina, Maria de Lurdes Sodré.

Sobre a Policlinica

A Policlínica Regional em Santa Maria da Vitória é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada.

Quais exames podem ser feitos?

Ressonância Magnética (com e sem contraste), Tomografia (com e sem contraste), Mamografia, Ultrassonografia com doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Raio-X de 500Am, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia, Colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. A oferta de exames vai depender do perfil de atendimento da Policlínica.

Biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gasto enteral, entre outras. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pré-diabético, a depender do perfil de atendimento da Policlínica.

Como marcar consultas

Os atendimentos devem ser agendados no setor de regulação da Secretaria de Saúde de Correntina. Para isso, o paciente precisa:

1. ter feito consulta e ter pedido médico na rede pública;

2 . estar em posse dos seguintes documentos: cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência; e

3. se for tomografia e ressonância magnética é preciso pedido médico e laudo de alta complexidade.

Procedimentos

• Mamografia: pedido médico, requisição de mamografia, xerox da identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência;
  • Tomografia e ressonância magnética: pedido médico, laudo APAC, xerox da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência;
  • Colonoscopia: exames prévios, hemograma completo, glicemia em jejum, tempo de protrombina, raio-x de tórax com laudo (apenas se o paciente tiver Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC) – 6 meses;
  • Eletrocardiograma com laudo (apenas pacientes acima de 50 anos) – 6 meses; e
    Ecocardiograma (apenas se o paciente for cardiopata) – 1 ano.
    O horário de atendimento na Policlínica é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.