Mais uma nascente recuperada pelo Método Caxambú em Correntina

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Correntina foi à região da Luzia, na segunda-feira (21), para recuperar mais uma uma nascente no município. Eles fizeram o trabalho de preservação, cercamento, contenções de erosões e limpeza das bacias de areia. O projeto começou a ser implementado em janeiro, e já recuperou 11 nascentes e vai recuperar mais sete nos próximos meses.

A execução do projeto tem a cooperação Técnica da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município. O trabalho em conjunto permitiu a identificação e o mapeamento de nascentes, sendo possível fazer o resgate dessas fontes e tornar a região uma Área de Preservação Permanentes (APP’s).

Regina Costa, a secretária de Meio Ambiente, explica que o método Caxambu chegará a mais comunidades. “Esse projeto, que estamos executando, foi planejado para beneficiar 7 comunidades. Já atendemos quatro e vamos atender mais três, nos próximos meses. Ainda teremos muito mais ações durante esse ano e uma parte do próximo também”, afirmou.

O método de proteção Caxambú assegura que a nascente não se contamine por agentes externos. O dispositivo é de baixo custo de implantação e dispensa a limpeza periódica da fonte, e ainda possibilita que famílias utilizem a água, Isso porque o modelo filtra e canaliza a água para as residências, impedindo que a água barrenta chegue à encanação.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de Correntina – BA
E-mail: ascom@correntina.ba.gov.br