Correntina realiza a 1ª Feira dos Jovens Empreendedores

A feira incentiva o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores de Correntina

No ultimo final de semana de novembro, os alunos da Escola Edivaldo Machado Boaventura participaram da primeira Feira dos Jovens Empreendedores um projeto da Prefeitura de Correntina em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae). O intuito da feira é incentivar esses alunos do ensino fundamental a buscar o autoconhecimento, o desenvolvimento das habilidades, além do comportamento empreendedor.

Durante três meses esses estudantes desenvolveram modelos de empreendimentos para serem aplicados na feira, cada classe comercializou um tipo de produto, aprenderam como funciona um negocio. Na feira, tinha enfeites produzidos com materiais recicláveis, bonecas feitas de garrafas, detergente artesanal, bucha ecológica, brechó, sabão ecológico, uma banca para venda de alimentos.

O empreendimento “Do lixo ao luxo” vendeu mudas de plantas e estava sobre a gerencia dos alunos do 7º ano. “Nos confeccionamos plantas em recipientes que seriam jogados fora como garrafas de refrigerante. Trouxemos cerca de 100 plantas para vender aqui e o preço varia de acordo com o tipo e o tamanho da planta”, Amanda Meneses, de 15 anos.

A consultora educacional do Sebrae-BA, Lizeth Mira, que esteve presente na feira contou que tanto a Prefeitura quanto Secretaria Municipal de Educação tem se comprometido a fazer mudanças no processo pedagógico do município. “Essa parceira com o Sebrae possibilita que esses alunos possam de alguma forma desenvolver habilidades e ter de fato uma perspectiva do futuro. Nossa meta é contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento de competências, para que esses alunos tem um futuro mais bacana, mais seguro, um futuro mais de paz”, explicou

A feira é o resultado do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como proposito fomentar a educação e a cultura empreendedora. O JEEP faz parte da implantação do Programa Cidade Empreendedora em Correntina.

A coordenadora do JEEP em Correntina, Shirly Ferreira da Silva, explica que como foi o desenvolvimento do projeto. “Os professores trabalharam para desenvolver o interesse desses alunos em se tornar um empreendedor, a importância de trabalhar coletivamente e de formar sustentável, para conservação e preservação do meio ambiente”, frisou.

Maira Duarte, diretora da escola Edivaldo Machado Boaventura, destacou a animação dos alunos para participar da feira. “Realização de um sonho para os alunos, porque eles se empenharam, trabalharam muito. Ficaram durante dias buscando materiais e nos percebemos essa empolgação, e hoje eles estão realmente satisfeitos com essa realização”.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Correntina – BA