Audiência Pública promove avaliação do Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que representa o compromisso do município com a melhoria continua na educação

Na quinta-feira (28) diretores, coordenadores, professores, pais e alunos se reuniram na Câmara Municipal de Correntina para uma audiência pública de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). No encontro foram apresentadas as metas e indicadores do plano, houve também espaço para o diálogo entre a equipe da Secretaria Municipal de Educação e os participantes.

A Secretária de Educação, Joselita Neves de Moura, explica que o PME do município foi desenvolvida com base no dialogo. “Correntina também tem um plano com 20 metas e varias estratégias e que hoje a gente se reuniu aqui para poder avaliar até que ponto essas metas foram realizadas e o que ainda precisamos fazer para melhorar. Por isso é importante que todos nos estejamos juntos”, destacou Joselita.

Dentre as metas estabelecidas pelo PME de Correntina está elevar a taxa bruta de matricula na educação superior para 50% e a taxa liquida para 33% da população de 18 a 24 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 cerca de 10,3% da população correntinense tinha se ingressado no ensino superior, em 2019 essa taxa aumentou.

Outro dado positivo, é que segundo a Secretária Municipal de Educação, 100% dos professores da rede municipal de ensino têm formação superior.

Sobre o PME

O Plano Municipal de Educação (PME) de Correntina está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e estabelece cinco metas principais sendo elas a priorização da educação Infantil, ensino fundamental, médio, educação inclusiva e alfabetização. O PME foi aprovado em 2015 e tem duração de 10 anos, revisão a cada 4 anos e monitoramento continuo. O plano é composto por 20 metas e 82 estratégias.

O documento é o principal instrumento norteador das políticas educacionais do Município, com vistas ao alcance de patamares adequados de qualidade e equidade na Educação.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de Correntina – BA