Ao som da Bandinha, Carnaval de Correntina ganha as ruas

Uma das principais atrações do Carnaval de Correntina é, sem dúvida, a Bandinha de Frevo Chame Gente, criada em 2005, o ritmo de marchinhas leva milhares de pessoas para a ruas da cidade durante os cinco dias de festa, embalado por um repertório de mais de 130 marchinhas carnavalescas. Composta por mais de 42 instrumentistas das Filarmônicas Erato Correntinense e Autocrata, a Chame Gente toca todos os dias de Carnaval das 18h às 20h.

“É incrível como a bandinha consegue arrastar essa multidão. Não consigo nem explicar a emoção que sinto quando estou ouvindo esse som, sorrindo e brincando com essa galera massa.”, explicou o prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila).

Em seu repertório não pode faltar as clássicas, Mamãe Eu Quero, Cabeleira do Zezé, Dá Um Dinheiro Aí, A Pipa do Vovô, Cidade Maravilhosa, e tantas outras. Todas as músicas são cantadas em alto e bom som pelos foliões, que acompanha o som dos instrumentos e alegria desde a Casa de Louro até o início da Rua da Chácara.

As irmãs Samara e Fabiana Queiroz de Brasília contam que já passaram por muitos carnavais em Correntina, mas que ficaram sem vir por um bom tempo, esse ano resolveram reviver a festa em família.  “O carnaval que a gente curte desde criança, um carnaval que agora nossos filhos vão curtir. É uma festa maravilhosa”, e ainda complementou, “trouxemos nossa mãe de 73 anos para aproveitar e se divertir”, disseram.

A instrumentista Ana Lúcia Alves Rocha que faz parte da  bandinha de Frevo e toca trompete fala com entusiasmo sobre as apresentações que a Abres Alas faz no carnaval. “Eu amo tocar e no período de carnaval é ainda melhor porque você pode ver a animação das pessoas quando tocamos é muito bom ver isso”, frisou.

Outro ponto que chama muito a atenção nas apresentações da Bandinha Chame Gente são as fantasias criativas dos foliões. O conhecido Louro, cuidador de um pequeno museu das história de Correntina na sua casa, é uma figura conhecida dos carnavais correntinenses.

Texto: Ascom – Prefeitura de Correntina – BA