Com apoio da prefeitura, festa de São João resgata a cultura junina local

Correntina (BA) – Após dois anos sem festividade, a Prefeitura de Correntina, em parceira com a Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia),  promoveu o 6º Resgate Cultural São João de Correntina – Arraiá Dona Angelina Pimenta, nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Praça São Lázaro.

A programação incluiu barracas de comidas típicas, quadrilhas, apresentações e shows de artistas locais. Além de atrações musicais locais e nacionais, terá também as apresentações das quadrilhas Gonzagão, Emabalar do Corrente e CEC.

Atrações musicais

No primeiro dia da festa, subiram ao palco: Vanildo dos Teclados, Banda Forró Piseiro, e Banda Stefane e Gaby.

Na segunda noite, Banda Passe Livre, Banda Norrelf e Banda Milho Cru. Já na terceira noite, a Banda Trio Forronejo, Banda Elvis Elan e Banda Xamego Quente.

Homenageada

Com o objetivo de manter viva esta festa popular, a retomada do São João volta em grande estilo e homenageou uma pessoa importantíssima para Correntina –  Dona Angelina Pimenta – , lavradora e parteira de mão-cheia. Ela era tão boa que conseguia dizer pelo toque na barriga como o bebê estava posicionado, e como seria o parto.

Dona Angelina Pimenta

Angelina era uma mulher muito religiosa e caridosa que amava as festas do Divino Espírito, São João, Santo Antônio e São Pedro. Mas as festas de São João e Santo Antônio tinham um lugar especial em seu coração, esteve sempre presente nas tradicionais festas, principalmente no bairro São Lázaro, onde era celebrado a Festa de Santo Antônio.

A justa homenagem não podia ser feita a outra pessoa, já que Dona Angelina foi uma grande incentivadora dos festejos do mês de junho, pois ajudava sempre nas quermesses e fazia questão de ir em  todas as barraquinhas para prestigiar os amigos.

Bom seria se Dona Angelina pudesse participar da retomada das festas juninas, mas, infelizmente, ela não pode ser vista nos eventos, pois faleceu em 2021, vítima de Covid-19. Sua presença será sentida, pois com certeza estará ao lado de São João festejando e apreciando do alto  esta célebre homenagem.

Estrutura

Com apoio da Bahiatursa, a prefeitura organizou uma grande estrutura para receber a população e os visitantes para os festejos juninos com palco, som, iluminação, um gerador de 180 KVA e 15 banheiros químicos dos quais 4 P.N.E (Portador de Necessidade Especial). Durante os três dias de festa houve o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal Bombeiros Civil e Samu.