Entrevista esclarece dúvidas sobre serviços da Assistência Social

Na foto: Maria Alice, Magda Montalvão, Mayane Fernandes, Thainá Nascimento e Jaime Oliveira

Na sexta-feira (1), a Secretária Assistência Social e Cidadania, Magda Montalvão, esteve na Rádio Planalto do Oeste 1490 AM para conversar sobre os serviços da assistência social do município. A entrevista contou com a participação da psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Mayane Fernandes, e a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Thainá Nascimento.

Durante a conversa com os apresentadores Maria Alice Bezerra e Jaime Oliveira, Magda Montalvão explicaram como funciona a assistência social e explicou quais são serviços que são oferecidos à população. “É uma politica pública voltada para o cidadão que visa garantir a proteção social, por meio de projetos e programas. Oferecemos para crianças aulas de balé, oficinas de dança e aulas de Jiu-Jitsu, além de outros serviços”, explicou a secretária.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem serviços socioassistenciais como o CRAS, que presta serviços de proteção social básica, faz o acompanhamento familiar, além de ser a porta de entrada para vários outros serviços e programas de Assistência Social.

“Dentro do CRAS nos temos o PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família,  e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trabalha com o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários, com a autoestima e a autonomia das pessoas. Cabe lembra que todos os serviços do CRAS são gratuitos e representam um direito do cidadão”, explicou Mayane Fernandes.

A coordenadora Thainá do CREAS trabalha com famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados. “Nosso Centro é composto por assistente social, psicólogo e a assessoria jurídica, para poder auxiliar essas pessoas. Trabalhamos com todo tipo de violência e violação de direitos, nossos serviços são pouco conhecidos porque a ajuda que prestamos é de caráter sigiloso”, mas complementou dizendo que “sempre são realizadas campanhas de prevenção e divulgação do CREAS, principalmente na zona rural quando a maioria não conhece nossos serviços”, frisou.

A entrevista teve como objetivo de esclarecer a população sobre os serviços prestados no município. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania é uma das mais atuantes do governo municipal e tem vários serviços que ajudam as famílias nos momentos de dificuldade e buscam a garantia de direitos de todos.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de Correntina – BA