Inscrições para o Conselho Municipal de Cultura terminam na quinta, dia 21

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, publicou um edital de convocação para a eleição do Conselho Municipal de Cultura. Os representantes da sociedade civil interessados em fazer parte do conselho devem se inscrever até o dia 21 de junho, na Casa da Cultura Iozinho Costa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A eleição será realizada durante o Fórum Municipal de Cultura, no dia 21 de junho, às oito horas da manhã, no Ranchão. Esta etapa faz parte do processo de implantação da Lei Paulo Gustavo em Correntina, que vai injetar mais de trezentos mil reais na produção cultural de Correntina.

Durante a inscrição, é necessário apresentar um currículo cultural que comprove a atuação do candidato na cadeira em que está concorrendo. Os candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital, disponível no site da prefeitura, terão seus nomes divulgados no Diário Oficial do município no dia 19 de junho.

As vagas para o Conselho Municipal de Cultura estão distribuídas da seguinte maneira:

– seis membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes do poder público, incluindo um representante da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, um da Biblioteca Pública Municipal, um da Secretaria Municipal de Educação e um da Escola de Música.
– um membro titular e seu respectivo suplente, representante da Fundação Correntinense de Cultura (FUNCULTURA).
– sete membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da sociedade civil, sendo um para cada segmento cultural: artes plásticas, música, literatura, fotografia e vídeo, artesanato, artes cênicas e culturas populares.

Sobre o Conselho 

O Conselho Municipal de Cultura desempenha um papel importante na promoção da cultura, representação da diversidade cultural, formulação de políticas, participação cidadã, gestão de recursos e estímulo à criação e inovação cultural em nível local. É um espaço de diálogo e participação democrática na definição das diretrizes que orientarão o desenvolvimento cultural da comunidade.

Para que o Conselho exerça suas atribuições de maneira eficiente, é fundamental que haja diversidade de vozes e perspectivas da comunidade artística em sua composição. Portanto, a Secretaria de Cultura convoca artistas, produtores culturais, agentes, gestores e profissionais da área a participarem ativamente deste processo.

Criado por lei, o Conselho Municipal de Cultura tem como principais responsabilidades propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano de Cultura com base nas decisões das conferências, bem como acompanhar sua implementação. Além disso, pode apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e monitorar o funcionamento de seus instrumentos, especialmente o Fundo de Cultura, fiscalizando suas aplicações.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br