Gestão do Hospital Municipal amplia o número de médicos

Correntina (BA) – A gestão do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo tem trabalhado de forma progressiva para ampliar o atendimento e otimizar os serviços oferecidos à população. Para alcançar esse objetivo, o Instituto de Gestão Integrada (IGI), responsável pela administração do hospital, contratou mais médicos e outros profissionais, visando garantir uma assistência de qualidade.

Por meio de medidas rigorosas de administração, o hospital agora agiliza os exames, reduzindo o tempo de espera pelos resultados. Essa melhoria foi explicada por Sandro Estrela ao falar sobre os serviços oferecidos aos moradores de Correntina.

“No período de setembro de 2022 a maio deste ano, já realizamos mais de 1.020 cirurgias, incluindo mais de 750 cirurgias menores. Também realizamos mais de 1.970 internamentos, mais de 5.400 consultas e atendimentos de urgência e emergência, totalizando mais de 21 mil atendimentos. Trouxemos o laboratório para dentro do hospital, o que nos permite entregar os resultados dos exames em apenas duas horas. Além disso, implementamos um sistema de telefonia e informatizamos a parte administrativa. Desde que assumimos a unidade, contratamos mais de 50 novos colaboradores”, explicou o diretor.

Com a contratação de novos profissionais de saúde, o hospital garante um atendimento mais ágil e de qualidade para a população de Correntina.

“Atualmente, contamos com mais de 15 médicos contratados, incluindo dois clínicos diários, além de médicos obstetras, cirurgiões e anestesistas de plantão no hospital”, afirmou Sandro.

Em relação ao atendimento ambulatorial, o hospital dispõe de um ortopedista, quatro cirurgiões gerais, três anestesistas, um urologista e dois ginecologistas obstetras.

A transferência da gestão para o Instituto ocorreu em 1º de setembro de 2022. Nos últimos meses, foram realizadas várias ações para organizar os fluxos de atendimento e criar uma cultura de funcionamento pautada na efetividade e qualidade do atendimento ao cidadão correntinense.

Com as medidas adotadas pela nova gestão, o hospital passou a ter uma administração mais rigorosa e uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Anteriormente, os exames demoravam cerca de seis horas para terem seus resultados disponibilizados, mas com as mudanças implementadas pela nova gestão, agora ficam prontos em até duas horas.

Força conjunta

Esforços conjuntos estão sendo realizados para ampliar os serviços de saúde em Correntina, como destaca a secretária de Saúde, Maria de Lurdes Sodré.

“No município, temos atualmente nove Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, duas unidades estão sem médico. Esses médicos são provenientes do programa Mais Médicos, oferecido pelo Ministério da Saúde. Uma dessas unidades é no Rosário, e abrimos um credenciamento exclusivo para essa unidade, dada a distância, na esperança de que algum médico se inscreva para trabalhar lá. Infelizmente, até o momento, nenhum profissional demonstrou interesse em atuar no Rosário. Há uma grande demanda da população, mas isso não depende apenas do município. Acredito que a dificuldade em manter um profissional no Rosário esteja relacionada à distância em relação à sede do município. Além disso, temos outras unidades em funcionamento e acabamos de receber um médico do Mais Médicos para a unidade de Praia, que já iniciou seu trabalho na comunidade”, explicou a secretária.

Atendimento no hospital e nos postos de saúde

A secretária de Saúde também ressalta a diferença entre o atendimento nos postos de saúde e no hospital municipal.

“As unidades de saúde estão funcionando normalmente, com médicos e equipes multiprofissionais. Portanto, não é justificável que os usuários procurem o hospital para atendimentos ambulatoriais. O correto seria, por exemplo, que alguém que mora na região do Santo Antônio procurasse um médico na cidade, nas especialidades e com encaminhamento feito pelo médico da unidade do Santo Antônio. Muitas vezes, ocorre o contrário, e as pessoas vêm por demanda espontânea buscar atendimento ambulatorial na emergência do hospital, o que não é correto. Às vezes, as pessoas chegam ao hospital reclamando da demora, mas nossos usuários precisam passar pela classificação de risco. As urgências são atendidas imediatamente, enquanto os demais pacientes recebem uma pulseira e aguardam. O hospital deve ser procurado prioritariamente para casos de urgência e emergência. Atualmente, oferecemos algumas especialidades, como ortopedia, que funciona dentro do hospital devido à disponibilidade de raio X. Fazemos um apelo à população: procurem suas Unidades Básicas de Saúde para atendimentos ambulatoriais e deixem o hospital exclusivamente para urgências e emergências”, enfatizou a secretária.”