Fórum elege membros do Conselho Municipal de Cultura

Correntina (BA) – No dia 21 de junho, a Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu o Fórum Municipal de Cultura, um evento dedicado aos agentes culturais com o objetivo de debater as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Durante o evento, foram eleitos os membros que integrarão o Conselho Municipal de Cultura.

O Fórum Municipal de Cultura foi realizado no Ranchão e contou com a presença do prefeito Nilson José Rodrigues, conhecido como Maguila, da Secretaria de Cultura da Bahia, Diva Bonfim, da Secretaria de Cultura de Correntina, Joélia Santos Silva, além de agentes culturais e outros participantes.

O prefeito Maguila expressou sua satisfação em receber a representante da Secretaria de Cultura da Bahia em Correntina, a fim de estabelecer metas, objetivos e buscar recursos federais, estaduais e municipais para a realização de grandes eventos culturais. Ele destacou a diversidade de agentes culturais em Correntina e a importância de promover o diálogo.

“Tivemos a alegria de receber em nosso município a representante da Secretaria de Cultura da Bahia para sentar com nossos fazedores de cultura e traçar metas, objetivos e correr atrás dos recursos federais, estaduais e, claro, municipal, para a realização dos grandes eventos culturais que Correntina tem, pois nosso município tem uma diversidade grande de fazedores de cultura”, avaliou o prefeito Maguila.

Durante o Fórum Municipal de Cultura, foram realizadas discussões sobre ações futuras para aprimorar as atividades artísticas e culturais do município. A secretária de Cultura da Bahia, Diva Bonfim, ressaltou a relevância do evento para fortalecer a cultura local e garantir a correta aplicação da Lei Paulo Gustavo em Correntina, seguindo as diretrizes do Ministério da Cultura.

“Neste momento estamos buscando possibilitar e ampliar o diálogo com os fazedores da classe artística para que a Lei Paulo Gustavo seja aplicada da maneira que preconiza o Ministério da Cultura no município de Correntina”, afirmou a secretária.

A secretária de Cultura de Correntina, Joélia, enfatizou que esse encontro é um passo importante para a promoção da cultura, representação da diversidade e formulação de políticas com a participação cidadã. “É o primeiro passo para se conseguir verbas e tudo que o estado e o governo delibera para cultura”, disse Joélia.

A realização do Fórum Municipal de Cultura é parte do processo de implementação da Lei Paulo Gustavo em Correntina, que destinará mais de trezentos mil reais para a produção cultural do município. Essa injeção de recursos financeiros é vista como uma oportunidade valiosa para os artistas locais e para a cidade como um todo.

“Acredito que financeiramente já vai ser de grande valia, quando os artistas participarem e forem contemplados, com certeza vai ter retorno para nossa cidade. E isso também é de grande valia”, disse o artista Ailton (Tilicha).

Os membros do Conselho

Os membros do Conselho Municipal de Cultura são essenciais para promover a cultura, representar a diversidade cultural, formular políticas, estimular a participação cidadã, gerir recursos e fomentar a criação e inovação cultural no âmbito local. O Conselho é um espaço de diálogo e participação democrática na definição das diretrizes que guiarão o desenvolvimento cultural da comunidade.

Conselheiros eleitos 

Área  Titular  Suplente 
Artesanato Jânia Correia Catiucia Beltrão
Musica Diogo Ferreira Wellington Brito
Literatura Isidora dos Santos Ronaldo Delgado
Artes Cênicas Jailton Ribeiro Catiene Beltrão
Culturas Populares Ailton Vieira Aldeir Alves
Fotografia e vídeos Givaldo de Jesus Eduardo Conceição
Artes Plásticas Jay Moreira Walterley Andrade

 

O Conselho é composto por 14 membros, sendo sete da classe artística local e outros sete que serão indicados pelo poder público municipal.

Sobre o Conselho

Para que o Conselho exerça suas atribuições de maneira eficiente, é fundamental que haja diversidade de vozes e perspectivas da comunidade artística em sua composição. Por isso, a Secretaria de Cultura convoca artistas, produtores culturais, agentes, gestores e profissionais da área a participarem ativamente desse processo.

O Conselho Municipal de Cultura foi criado por lei e tem como principais responsabilidades propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano de Cultura com base nas decisões das conferências, bem como acompanhar sua implementação. Além disso, o Conselho pode analisar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e monitorar o funcionamento de seus instrumentos, especialmente o Fundo de Cultura, fiscalizando sua aplicação.

Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br