Enfermeiros e técnicos são capacitados para receber pacientes com COVID-19

A enfermeira plantonista, Thiara Bruna, explicando como o hospital se preparou para receber pacientes com coronavírus

Enfermeiros e técnicos do Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo foram capacitados para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A enfermeira responsável pela capacitação, Thiara Bruna da Silva, explicou o que é a COVID-19 e seus sintomas, além da teoria o grupo teve uma experiência prática na área de isolamento do hospital para receber esses pacientes.

Desde o primeiro contato com hospital o paciente suspeito tem um atendimento diferenciado para que não haja a contaminação do profissional e nem dos demais que já estão no local. Os enfermeiros e técnicos estarão devidamente protegidos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máscaras de proteção facial, macacões com capuz acoplado, botas e outros.

Os profissionais da saúde são instruídos a lidar com pessoas possivelmente infectadas, sempre mantendo a transparência no atendimento, além de ter um cuidado especial também na hora da retirada dos EPIs. “O mais importante depois de fazer o atendimento é a desparamentação, tendo em vista que hoje a contaminação na maior parte dos profissionais de saúde é no momento da retirada da roupa e dos EPIs, todo cuidado é pouco”, explicou a enfermeira plantonista, Thiara Bruna.

Além dos profissionais da saúde, todos que trabalham no hospital serão capacitados para lidar com o COVID-19. Visto que para além dos enfermeiros e técnicos que vão enfrentar essa situação difícil de frente, tem também os guardas, as faxineiras, o pessoal da cozinha que de forma indireta cuidam dos pacientes.

A enfermeira coordenadora, Iorrana Michelly Neves da Silva, do Hospital Municipal explica que a unidade de saúde já tomou as devidas providências para atender seus pacientes. “Desde o início da pandemia, nós montamos um fluxo diferenciado de atendimento para pacientes suspeitos e confirmados com o COVID-19. Na recepção já direcionamos esses pacientes para área reservada, nesse local temos um consultório, área de observação, sala semicrítica, uma sala vermelha para pacientes mais graves que precisam ser entubados e transferidos para nossa área de suporte, que geralmente é no Hospital do Oeste, em Barreiras”, detalhou.

Estão sendo feitos testes rápidos disponibilizado pelo governo federal, em pessoas que vieram de cidades com casos confirmados de coronavírus ou que tiveram contato com pessoas com COVID-19. Para que o teste seja seguro é necessário que essas pessoas fiquem em isolamento social por 14 dias para que o exame não de um falso negativo. É importante que essas pessoas não esperem que a Vigilância Epidemiológica entre em contato, se veio de outra cidade para Correntina procure informar as autoridades responsáveis de sua chegada para que possa ser feito o controle da situação.

Texto e Fotos: Ascom da Prefeitura de Correntina – BA