Correntina renova certificação no Mapa do Turismo Brasileiro

Correntina (BA) – O município de Correntina recebeu do Ministério do Turismo, mais uma vez, a certificação do Mapa do Turismo Brasileiro, uma conquista fruto do empenho da gestão municipal para ativar cada vez mais a vocação turística local.

Essa certificação mantém a cidade no Mapa do Turismo, que dá visibilidade e fornece condições para políticas públicas e até destinação de recursos federais para obras de infraestrutura, programas e projetos, como também do estado.

A cidade, dotada de uma vasta cadeia turística, sendo referência na Região Oeste da Bahia, cumpriu todas as exigências determinadas pelo Ministério do Turismo, no que se refere a municípios brasileiros que fazem parte de regiões turísticas.

Para compor o Mapa, o município tem que fazer parte de uma região turística e atender diversos requisitos como: ter conselho de turismo ativo, ter um interlocutor municipal credenciado no Ministério do Turismo; comprovar investimentos na área do turismo e ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR.

Além disso, o prefeito da cidade tem que manifestar interesse à adesão ao Programa de Regionalização do Turismo do MTur, dentre outros requisitos que o município tem que apresentar para integrar o Mapa.

O secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico, Tales Souza, destaca os fatores que levam a cidade de Correntina a ter esse desempenho.”A permanência do nosso município no Mapa do Turismo é reflexo do comprometimento e trabalho realizado pela atual gestão. Além de nos mantermos nesta relação, que corresponde a 53% dos municípios brasileiros, nossa meta é avançarmos ainda mais para escalar na categorização. Para isso, contamos com a participação efetiva do Trade Turístico e todos envolvidos no fortalecimento da economia do turismo. 2023 será um ano muito promissor para o segmento, e nós estamos engajados para buscar cada vez mais resultados positivos para Correntina”, afirma Tales.

Correntina é uma daquelas cidades que os brasileiros precisam conhecer. As belezas naturais vislumbradas pelos rios que passam pelo município têm o poder de encantar os visitantes. Fora a calmaria da natureza, vida de interior, os rios têm um enorme potencial para esportes de aventura e ecoturismo.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, visa identificar de forma facilitada as necessidades de investimentos e ações para promoção do setor nas regiões turísticas do país.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, como estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.