Correntina promove V Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023

Correntina (BA) – A V Conferência Municipal de Educação Extraordinária de 2023 (COMED) no município de Correntina será realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão Temporária de Organização da Conferência, em duas etapas, nos dias 17 e 31 de outubro de 2023.

A COMED serve como uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia de 2023 (COEED) e a Conferência Nacional de Educação Extraordinária de 2024 (CONAE), promovendo ampla mobilização e participação popular, em conformidade com as diretrizes da COEED Extraordinária de 2023 e da CONAE Extraordinária de 2024.

De acordo com Clarice Santos da Silva, coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME e presidente da Comissão Temporária da Conferência na Secretaria Municipal de Educação de Correntina, a COMED 2023 será um espaço amplo e democrático de reflexões.

“Será um espaço para discussões e articulações coletivas em torno de propostas e estratégias que direcionam as políticas educacionais. Os objetivos específicos incluem avaliar a execução do PME vigente, subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, contribuir para identificar problemas e necessidades educacionais, além de produzir referências para orientar a formulação e implementação dos novos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE para o decênio 2024-2034, com o objetivo de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.”

Etapa I – Presencial e virtual (17 de outubro de 2023)
Palestra Magna: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade Socioambiental e Justiça na Terra da Liberdade”, ministrada pela Dra. Sônia Pinto. A temática se desdobra em sete eixos que analisam e apresentam proposições estratégicas para os diversos níveis e modalidades de ensino.

Etapa II- Presencial (31 de outubro de 2023)
II Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME, também com o objetivo de monitorar, acompanhar e avaliar as metas e estratégias do Plano.

Além disso, conforme a coordenadora Clarice, nos dias 20 e 21 de outubro de 2023, haverá um evento virtual por videoconferência promovido pelo Fórum Estadual de Educação (FEE-BA).