Correntina inaugura laticínio para produção de leite pasteurizado, iogurtes e queijos

Correntina (BA) – A Prefeitura de Correntina inaugurou na sexta-feira (14) o Laticínio Municipal durante a festa da Agricultura Familiar, um evento que reúne comércio, cultura e formação em uma ampla variedade de atividades.

“A inauguração do Laticínio marca um novo momento no desenvolvimento econômico de nosso município. Queremos ser uma referência na produção e comercialização de derivados do leite. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pela parceria, e aos meus amigos, o deputado estadual Fabrício Falcão e o deputado federal Daniel Almeida, e a todos que se empenharam para tornar o Laticínio Correntina uma realidade”, afirmou o prefeito Nilson José Rodrigues, Maguila, durante a cerimônia que contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outras autoridades estaduais e locais.

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, a unidade de beneficiamento de leite contribuirá significativamente para o aperfeiçoamento da produção. Equipada com modernos equipamentos e tecnologia avançada, terá capacidade para processar até cinco mil litros por dia, produzindo leite pasteurizado, leite integral, iogurtes, queijos e outros produtos derivados do leite. Todo o leite utilizado será proveniente da agricultura familiar.

Para garantir a eficiência da coleta, o laticínio contará com seis tanques de resfriamento distribuídos nas comunidades rurais, além de um caminhão responsável por recolher e transportar o leite até o laticínio. O caminhão tanque tem capacidade para transportar cinco mil litros de leite, assegurando uma coleta eficiente nas comunidades.

Segundo Cláudio Duarte, presidente da Central das Associações de Agricultores Familiares de Correntina (Caaf), os equipamentos entregues irão melhorar a qualidade da produção. “Com a estrutura, estaremos agregando valor ao que produzimos, melhorando a renda das famílias de produtores que estão sendo beneficiadas”.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues também deu por entregue um posto avançado do Detran e uma ponte sobre o Rio Guará.

As obras de construção da ponte sobre o Rio Guará contaram com um investimento de mais de R$ 1,1 milhão, proporcionando um deslocamento mais fácil para os moradores e impulsionando o desenvolvimento regional. A ponte facilita o acesso a outras localidades, encurtando distâncias e promovendo a integração entre as comunidades.

Além disso, o governador autorizou licitações para a construção de duas novas pontes: uma sobre o Rio Arrojado na comunidade Praia, com vão de 46 metros, e a construção da ponte das Sete Ilhas, com vão de 30 metros.

Posto do Detran

O posto avançado do Detran permitirá que os moradores realizem serviços relacionados a veículos e habilitação. Funcionando de segunda a sexta-feira, essa iniciativa proporcionará um acesso mais rápido e eficiente aos serviços oferecidos pelo Detran, evitando deslocamentos para municípios vizinhos. Em breve, os serviços do Detran serão estendidos para o Distrito do Rosário.

Outras obras

Durante o evento, o governador autorizou ainda a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS) a celebrar um convênio com o município para a implantação de um sistema de abastecimento de água na localidade de Boa Vista.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA