Correntina garante permanência no novo Mapa do Turismo

Correntina (BA) – A cidade de Correntina garante, mais uma vez, a permanência no mapa do Turismo Brasileiro, cuja atualização foi divulgada no final de março. A cidade, que é dotada de uma vasta cadeia turística, sendo referência na Região Oeste da Bahia, cumpriu com todas as exigências determinadas pelo Ministério do Turismo , no que se refere a municípios brasileiros que fazem parte de regiões turísticas.

Incluída no Mapa do Turismo desde 2004, Correntina permanece na categoria C, que contempla aqueles municípios que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Outros municípios da região que compreende os Caminhos do Oeste, ficaram de fora do novo mapa do Turismo, sendo eles: Santa Maria da Vitória, Ibotirama, Jaborandi, São Félix do Coribe, Barra e Santa Rita de Cássia.

Com a elaboração do Plano Municipal de Turismo, concluído recentemente, Correntina amplia cada vez mais seu potencial turístico, criando um ambiente apropriado para incluir o setor como uma fonte contínua de desenvolvimento econômico do município.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

A secretária de Turismo de Correntina, Lais Custódio, aponta os fatores que levam a cidade de Correntina a ter esse desempenho.  “Sabemos a importância deste processo de manter nosso município ativo na base do Ministério do Turismo. Isso vai possibilitar a captação de recursos federais para a melhoria dos nossos equipamentos, investir em infraestrutura, capacitação e ações que auxiliem nosso Trade (comerciantes e servidores da Prefeitura e da Câmara)a desenvolver as atividades em Correntina”, explicou Lais.

Estamos dedicando todos os esforços para o desenvolvimento da economia do turismo em nosso município, e um dos grandes resultados que já podemos entregar é a permanência de Correntina no Mapa do Turismo Brasileiro”, complementou a secretária.