Arco cirúrgico para cirurgias de alta precisão é instalado no Hospital Municipal

Correntina (BA) – Nesta quinta-feira (17), o Hospital Municipal Dr. Lauro Joaquim de Araújo em Correntina concluiu a instalação do equipamento arco cirúrgico, recentemente adquirido pela Prefeitura de Correntina em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

O dispositivo oferece a capacidade de mapear e visualizar de maneira abrangente as estruturas internas do corpo humano em cirurgias. Ao empregar essa tecnologia de ponta, os médicos podem executar movimentos cirúrgicos precisos e monitorar o progresso das intervenções com um nível superior de segurança.

Sandro Estrela, diretor-geral do Hospital, compartilhou detalhes sobre a instalação do equipamento e o treinamento da equipe designada para operá-lo. “Hoje de manhã, um técnico especializado veio de Brasília para realizar a instalação em colaboração com a equipe de manutenção local. Estamos conduzindo treinamento para a equipe, incluindo técnicos de enfermagem e o Dr. Rafael. Com essa conquista, estamos agora capacitados a realizar cirurgias aqui em Correntina, usando materiais de órtese e prótese, proporcionando soluções internamente”, explicou o diretor.

O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila), frisou os avanços conquistados para a saúde do município. “Este é um grande conquista para atendimento médico em Correntina. Cada vez mais, o nosso hospital está ampliando os serviços e transformando a realidade do sistema de saúde municipal. Só nos últimos 7 meses, foram mais de 1 mil cirurgias, uma marca jamais vista em Correntina e em qualquer outra cidade da região”, destacou o prefeito.

Os arcos cirúrgicos desempenham um papel crucial em diversas especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Neurologia, Traumatologia, Ortopedia e Vascular. Esses equipamentos viabilizam uma visualização em tempo real e dinâmica das estruturas internas do paciente, promovendo cortes cirúrgicos mais precisos e procedimentos mais seguros.

Além disso, essa abordagem gera economias para os hospitais, pois a capacidade de monitorar o paciente em tempo real possibilita que os médicos ajam rapidamente para realizar ajustes, minimizando erros e reduzindo a necessidade de procedimentos corretivo.