Alunos recebem casacos do projeto “Algodão que aquece” do Núcleo Mulheres do Agro

Correntina (BA) – Parceria da Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o projeto ‘Algodão que Aquece’, vai garantir mais conforto e bem-estar aos alunos no período em que as temperaturas ficam mais baixas na região do Oeste da Bahia. É que seis escolas do município foram contempladas com o projeto que consiste na doação de casacos 100% algodão.

Além da entrega dos casacos, o projeto também tem o objetivo de desenvolver o pilar educacional, que se dá por meio da entrega de informações esclarecedoras, corretas e seguras acerca da cadeia produtiva do algodão.

O projeto é realizado pelo Núcleo das Mulheres do Agro, que já atendeu milhares de crianças nas principais cidades do Oeste da Bahia.

A secretária municipal de Educação de Correntina, Cleonice Caires, destacou que além do conforto, a iniciativa também proporciona conhecimentos sobre a produção do algodão, predominante no município. “Nossos alunos estão recebendo até sexta-feira (19), os agasalhos 100% algodão. Esse projeto vai muito além da entrega deste agasalho, pois nossos alunos conhecerão sobre a cultura do algodão que é muito rica em nosso município”, frisou Cleonice.

A presidente do Núcleo das Mulheres do Agro, Suzana Viccini, explicou o objetivo do projeto. “Além de ser um agasalho 100% algodão, este projeto tem o objetivo de trazer conhecimento, carinho às crianças por meio de um material lúdico e informatizo, onde os professores poderão fazer uso em suas aulas, como também premiar os melhores trabalhos, as melhores devolutivas que estas crianças trarão. Estamos muito agradecidas pela confiança destes seis diretores que acreditaram em nosso trabalho. Estamos indos nestas escolas com muito carinho e muita atenção, sempre procurando valorizar estes professores sobre a importância deles na educação das crianças, no futuro, pois afinal, o futuro está nas crianças”, ressaltou Viccini.

A Bahia, mais precisamente a região Oeste do estado, se consolidou como o segundo maior estado produtor nacional do algodão, com uma safra de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano, além de ostentar a condição de produzir a pluma de melhor qualidade no Brasil e a segunda melhor do mundo.

Igualdade racial

Além de conforto e cultura, o projeto também promove a inclusão. É que durante as entregas dos agasalhos, os mascotes do projeto,  Nina e Cadu fazem a alegria das crianças. Nina é uma garota branca e Cadu um garoto Negro.

“Todos os alunos se sentiram representados por estes dois personagens, comigo também não foi diferente. Por ser professora e mulher negra, senti representada, principalmente por um personagem negro. Isso significa que este projeto além de ser sustentável, educacional e social, ele também tem a proposta de igualdade racial. Isso é representatividade e representatividade é importante”, avaliou Maria Telles, diretora da Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura.