Correntina (BA) – O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população dos seis meses de idade acima. Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Correntina aderiu à essa recomendação e está realizando a aplicação da vacina no SESP de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Para se vacinar, basta levar o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação.
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio. Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que quem se vacinou contra a influenza no ano passado também deve se vacinar neste ano, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção contra as variantes e subvariantes atuais, além das passadas. O intuito dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.
O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Ascom – Prefeitura de Correntina-BA
ascom@corentina.ba.gov.br